Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-10-22T12:34:11Z-
dc.date.available2020-10-22T12:34:11Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.citationMELO, José Nilton de; SILVA, Gabriel Francisco da; SANTANA, José Ricardo de. Os Institutos Federais de Educação e o Sistema Nacional de Inovação: a infraestrutura acadêmica de pesquisa como contribuição ao processo de inovação nacional. R. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 15, n. 37, p. 226-245, jul/set. 2019pt_BR
dc.identifier.issn1984-3526-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1415-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo realizar um levantamento exploratório sobre as características físicas e humanas das infraestruturas de pesquisa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), tendo em vista que a recente transformação dos Centros Federais de Educação Tecnológica – CEFETs e das Escolas Agrotécnicas Federais em IFs trouxe alguns desafios, dentre eles a necessidade de adequar a infraestrutura de pesquisa herdada a fim de cumprir a nova missão institucional. Desta forma, quais as principais características das infraestruturas de pesquisa dos IFs e qual o perfil dos recursos humanos existente nelas? O trabalho busca responder essas questões apresentando e interpretando os dados primários oriundos do mapeamento inédito realizado pelo MCTIC/CNPq/IPEA, os quais foram disponibilizados pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura (DISET-IPEA). Do total de 1760 infraestruturas de pesquisa que participaram do levantamento geral, 61 pertencem aos IFs, sendo esta a base de dados utilizada. O presente estudo mostrou que os IFs possuem uma forte associação com as áreas de ciências exatas, da terra e engenharias, demonstrando um grande potencial de aproximação das atividades de ensino e pesquisa com as demandas tecnológicas do mercado, sobretudo da indústria, o que poderá contribuir para a construção de um Sistema Nacional de Inovação mais moderno, dinâmico e competitivo. Contudo, ainda necessita de incentivos para tornar seus espaços físicos maiores, atrair mais estudantes de graduação, pesquisadores com vínculos de bolsistas e celetistas e também melhorar a gestão financeira de seus laboratórios.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTEpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectInstituição públicapt_BR
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectPublic institutionen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectScientific researchen
dc.titleOs Institutos Federais de Educação e o Sistema Nacional de Inovação: a infraestrutura acadêmica de pesquisa como contribuição ao processo de inovação nacionalpt_BR
dc.title.alternativeThe Federal Institutes of Education and the National Innovation System: the academic research infrastructure as a contribution to the national innovation processen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorMelo, José Nilton de-
dc.contributor.authorSilva, Gabriel Francisco da-
dc.contributor.authorSantana, José Ricardo de-
dc.description.abstract2This work aims to carry out an exploratory survey on the physical and human characteristics of the research infrastructures of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (FIs), considering that the recent transformation of Federal Technological Education Centers - CEFETs and Federal Agrotechnical Schools in FIs brought some challenges, among them the need to adapt the infrastructure of inherited research in order to fulfill the new institutional mission. So, what are the main characteristics of the research infrastructures of the FIs and what is the profile of the resources existing in them? The work seeks to answer these questions by presenting and interpreting the primary data from the unprecedented mapping carried out by the MCTIC / CNPq / IPEA, which were made available by the Studies and Policy Directorate Innovation and Infrastructure Sector (DISET-IPEA). Of the total of 1760 infrastructure research that participated in the general survey, 61 belong to the FIs, this being the basis data used. The present study showed that FIs have a strong association with the areas of exact sciences, earth and engineering, showing great potential approximation of teaching and research activities with the technological demands of the market, especially industry, which may contribute to the construction of a Most modern, dynamic and competitive National Innovation Center. However, it still needs incentives to make their physical spaces bigger, attract more undergraduate students, researchers with ties to scholarship holders and celetists and also improve financial management their labs.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os Institutos Federais de Educação e o Sistema Nacional de Inovação.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.