Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-11-13T18:25:24Z-
dc.date.available2020-11-13T18:25:24Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMORAES, José Uibson Pereira; SILVA JÚNIOR, Romualdo Santos. Experimentos didáticos no ensino de física com foco na aprendizagem significativa. Aprendizagem Significativa em Revista, v.4, n. 3, p. 61-67, 2014pt_BR
dc.identifier.issn2238-3905-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1428-
dc.description.abstractO uso de experimentos didáticos como prática educacional de forma tradicional em laboratório, ou de forma mais simples em sala de aula, é sem dúvida uma importante ferramenta no ensino de Ciências, em particular no Ensino de Física. Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância dos experimentos didáticos no ensino de Física como forma de auxílio à Aprendizagem Significativa. Para tanto será mostrada brevemente a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, em seguida será apresentada uma reflexão sobre a prática experimental como proposta pedagógica no Ensino Médio e de que forma essa prática pode servir para promover a aprendizagem significativa. Buscamos também, nos principais periódicos da área, verificar o quantitativo de artigos que tratam do tema deste trabalho. Os resultados mostra que a produção científica no que diz respeito à utilização no ensino de Física de experimentos didáticos vêm aumentando nos últimos anos, o que mostra a relevância de que exista uma continuidade de pesquisa nesse campo.pt_BR
dc.description.sponsorshipAprendizagem Significativa em Revistapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGSpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCiências - Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectScience - teachingen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectEducationen
dc.subjectPhysicalen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.titleExperimentos didáticos no ensino de física com foco na aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeDidactic experiments in physics teaching with a focus on learning meaningfulen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorMoraes, José Uibson Pereira-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Romualdo Santos-
dc.description.abstract2The use of didactic experiments as educational practice in a traditional way in the laboratory, or in a simpler way, in the classroom is undoubtedly an important tool in science teaching, and specifically in the Teaching of Physics. This paper aims to show the importance of didactic experiments in physics teaching as a form to facilitate Meaningful Learning. To do this we will present the Theory of Meaningful Learning of Ausubel, then a reflection on experimental practice as a pedagogical proposal in high school and how this practice can serve to promote meaningful learning is presented. In addition, a research was made in major journals in the field to verify the amount of papers that deal with the subject of this study. The results show that the scientific literature regarding the use in the Teaching of Physics of didactic experiments is increasing in recent years, which shows the relevance, or the need of a continuity of research in this field.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Experimentos didáticos no ensino de física com foco na aprendizagem significativa.pdf99,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.