Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-11-16T21:06:08Z-
dc.date.available2020-11-16T21:06:08Z-
dc.date.issued2018-05-
dc.identifier.citationLAURIKAINEN, Marja et al. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp1, p. 337-358, maio 2018pt_BR
dc.identifier.issn1982-5587-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1429-
dc.description.abstractA educação desempenha um papel fundamental na promoção do empreendedorismo e da inovação, especialmente nos novos mercados globais e nas mudanças tecnológicas rápidas no mundo. Este artigo discute brevemente o conceito de educação para o empreendedorismo, com foco nos fatores que aumentam as intenções do empreendedorismo, por exemplo, dimensões cognitiva, conativa e afetiva da personalidade. Também introduz alinhamentos e discute a situação atual na promoção da educação para o empreendedorismo no Brasil e na Finlândia, dando exemplos de práticas para o desenvolvimento de competências empresariais dos alunos em diferentes níveis educacionais em ambos os países. As conclusões destacam algumas semelhanças e diferenças nas abordagens dos dois países, além de elaborar recomendações sobre como as competências empresariais podem ser promovidas em todos os níveis de educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista - UNESPpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCompetência empresarialpt_BR
dc.subjectEmprendimientopt_BR
dc.subjectEducaciónspy
dc.subjectInnovaciónspy
dc.subjectCompetencias empresarialesspy
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectEntrepreneurship educationen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectEntrepreneurial competenceen
dc.subjectEducationen
dc.titleEducação em empreendedorismo: o que podemos aprender dos exemplos brasileiros e finlandeses?pt_BR
dc.title.alternativeEntrepreneurship education: ¿qué podemos aprender de los ejemplos brasileño y finlandés?spy
dc.title.alternativeEntrepreneurship education: what can we learn from the brazilian and the finnish examples?en
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorLaurikainen, Marja-
dc.contributor.authorSilva, Flavio Lopes da-
dc.contributor.authorSchlemper, Paula Felipe-
dc.contributor.authorSoares, José Wlamir Barreto-
dc.contributor.authorMelo, Luis Henrique Mendes de-
dc.description.abstract2La educación desempeña un papel clave en la promoción del espíritu empresarial y la innovación, especialmente en los nuevos mercados mundiales y en los rápidos cambios tecnológicos en el mundo. En este artículo se analiza brevemente el concepto de educación empresarial, centrándose en los factores que aumentan las intenciones del emprendimiento, por ejemplo, cognitivas, conativas y afectivas de la personalidad. También introduce las alineaciones y la situación actual en la promoción de la educación empresarial en Brasil y en Finlandia basado en ejemplos de casos de prácticas para desarrollar las competencias empresariales de los estudiantes en diferentes niveles de educación en ambos países. Las conclusiones destacan algunas similitudes y diferencias en los enfoques de los dos países, así como las recomendaciones acerca de cómo fomentar las competencias empresariales en todos los niveles de la educación.spy
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação em empreendedorismo.pdf501,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.