Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-12-03T17:48:47Z-
dc.date.available2020-12-03T17:48:47Z-
dc.date.issued2020-01-
dc.identifier.citationSILVA, Kleyfton Soares da; FONSECA, Laerte Silva da. Bases neuroeducativas do papel das ilustrações: uma proposta de análise de livro didático. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 101, n. 257, p. 36-56, jan./abr. 2020pt_BR
dc.identifier.issn2176-6681-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1454-
dc.description.abstractAs ilustrações em livros didáticos são recursos importantes para a compreensão do estudante sobre o que elas representam. As cores, a qualidade e o nível de representação da ilustração podem facilitar ou dificultar o entendimento da sua mensagem. O objetivo desta pesquisa foi construir uma ficha de análise de ilustrações de livros didáticos com base em princípios de aprendizagem que consideram o funcionamento cognitivo relativo à atenção e à memória. Inspirou-se nos procedimentos metodológicos adotados por Silva e Fonseca (2015, 2017), que consideraram: identificar justificativas teóricas que auxiliem no entendimento da aprendizagem por meio de ilustrações; definir as categorias de análise; e testar a ficha de análise por meio da avaliação de um capítulo de livro de matemática do 1º ano do ensino médio. O referencial teórico consistiu de abordagens educativas discutidas pelas áreas da psicologia, como a Teoria da Aprendizagem Multimídia e alguns princípios que a sustentam, bem como de noções da neurociência cognitiva quanto às funções cognitivas “atenção” e “memória”. A ficha de análise se mostrou funcional, podendo ser aplicada em diversos contextos que envolvam a avaliação de aspectos gráficos em livros didáticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeirapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectNeuroeducaçãopt_BR
dc.subjectTextbooken
dc.subjectNeuroeducationen
dc.subjectEducationen
dc.titleBases neuroeducativas do papel das ilustrações: uma proposta de análise de livro didáticopt_BR
dc.title.alternativeNeuroeducational bases of the role of illustrations: a proposal for the analysis of a didactic booken
dc.title.alternativeBases neuroeducativas del papel de las ilustraciones: una propuesta de análisis de libro didácticospy
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Kleyfton Soares da-
dc.contributor.authorFonseca, Laerte Silva da-
dc.description.abstract2Illustrations in textbooks are important resources for student’s understanding of what they represent. Colors, quality and level of illustration depiction may either aid or hinder the understanding of one’s message. This research aims to elaborate a sheet for the analysis of textbook illustrations based on learning principles that view cognitive functioning in relation to attention and memory. The methodological procedures adopted by Silva and Fonseca (2015, 2017) were used as inspiration, which considered: to identify theoretical justifications that aid in the understanding of learning through illustrations; to define the categories of analysis; to test the sheet of analysis by evaluating a chapter of a first-year high-school mathematics book. The theoretical framework consisted of educational approaches discussed in the fields of psychology, such as the Theory of Multimedia Learning, and some of the principles that support it, as well as notions of cognitive neuroscience regarding the attention and memory cognitive functions. The analysis sheet was functional and can be applied in several contexts involving the evaluation of graphic aspects in textbooks.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bases neuroeducativas do papel das ilustrações uma proposta de análise de livro didático.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.