Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1457
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-12-10T16:29:24Z-
dc.date.available2020-12-10T16:29:24Z-
dc.date.issued2020-05-
dc.identifier.citationSILVA, Kleyfton Soares da; FONSECA, Laerte Silva da; CORREIA, Paulo Rogerio Miranda.Abordagem neurocognitiva de processos atencionais envolvidos na aprendizagem mediada por mapas conceituais. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 247-268, mai./ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1982-873X-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1457-
dc.description.abstractO engajamento atencional do aluno durante a aprendizagem parece ser o principal objetivo a ser alcançado quando se está elaborando um material instrucional. O mapeamento conceitual tem sido difundido com uma técnica promissora para a aquisição e representação de ideias, revelando-se como uma alternativa pedagógica útil no cotidiano escolar. O objetivo deste trabalho é apresentar subsídios teóricos nos campos da neurociência cognitiva, psicologia cognitiva e educação para justificar, a partir do funcionamento cerebral da atenção, estratégias pedagógicas que exploram o uso de mapas conceituais. Um quadro de referência foi produzido com indicações de mapas conceituais que levam em consideração o fator “atenção” no processo de aprendizagem, como o mapa com erros, com lacunas, com figuras e com cores/contrastes. Baseada nas noções de mecanismos atencionais e processamento da informação da Teoria da Carga Cognitiva, uma proposta de construção de mapas conceituais foi apresentada para exemplificar a aplicação da literatura discutida.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - RBECTpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectNeurociência cognitivapt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectConceitual mapen
dc.subjectCognitive neuroscienceen
dc.subjectPsychologyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectLearningen
dc.titleAbordagem neurocognitiva de processos atencionais envolvidos na aprendizagem mediada por mapas conceituaispt_BR
dc.title.alternativeNeurocognitive approach to attentional processes involved in learning mediated by concept mapsen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Kleyfton Soares da-
dc.contributor.authorFonseca, Laerte Silva da-
dc.contributor.authorCorreia, Paulo Rogerio Miranda-
dc.description.abstract2The student's attentional engagement during learning seems to be the main objective to be achieved when developing instructional material. Conceptual mapping has been disseminated with a promising technique for the acquisition and representation of ideas, revealing itself as a useful pedagogical alternative in school daily life. The objective of this work is to present theoretical subsidies in the fields of cognitive neuroscience, cognitive psychology and education to justify, based on the cerebral functioning of attention, pedagogical strategies that explore the use of conceptual maps. A frame of reference was produced with indications of conceptual maps that take into account the “attention” factor in the learning process, such as the map with errors, with gaps, with figures and with colors / contrasts. Based on the notions of attentional mechanisms and information processing in the Cognitive Load Theory, a proposal for the construction of conceptual maps was presented to exemplify the application of the discussed literature.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abordagem neurocognitiva de processos atencionais envolvidos na aprendizagem mediada por mapas conceituais.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.