Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1492
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2021-02-03T17:26:43Z | - |
dc.date.available | 2021-02-03T17:26:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-07 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, José Erisvaldo Lessa; FONSECA, Laerte Silva da; SOUZA, Divanizia do Nascimento. Professores de matemática frente ao processo formativo para ensinar geometria na educação básica. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 24, n. 63, p. 18-33, jul./set. 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-904X | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1492 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo traz um recorte de uma dissertação de mestrado, que teve como objetivo investigar como os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) se posicionam frente à formação para ensinar geometria. Como fundamentação teórica, utilizaram-se os estudos de Tardif (2002-2014), García (1999) e Imbernón (2011) no que concerne à formação de professores e saberes essenciais à docência; Pavanello (1989-1993) e Santos (2005) que abordam o ensino de geometria na formação do professor e na escola, entre outros autores que discutem a temática em questão. A metodologia utilizada foi baseada no estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado, sendo os sujeitos da pesquisa professores egressos da instituição IFAL que atuam na rede pública de ensino do estado de Alagoas. Os resultados apontaram uma convergência entre os conteúdos abordados na formação inicial e na educação básica e algumas divergências nas opiniões dos egressos quanto à formação vivenciada na licenciatura para ensinar geometria na educação básica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Educação Matemática em Revista - EMR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Brasilia - UnB | pt_BR |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Mathematics | en |
dc.subject | Geometry | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Science - teaching | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | en |
dc.title | Professores de matemática frente ao processo formativo para ensinar geometria na educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematical teachers from the training process to teach geometry in basic education | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, José Erisvaldo Lessa | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Laerte Silva da | - |
dc.contributor.author | Souza, Divanizia do Nascimento | - |
dc.description.abstract2 | This article presents a dissertation from a master 's thesis, whose objective was to investigate how graduates of the degree course in Mathematics of the Federal Institute of Alagoas (IFAL) stand in front of the training to teach geometry. As a theoretical basis, the studies of Tardif (2002-2014), García (1999) and Imbernón (2011) were used in the training of teachers and knowledge essential to teaching; Pavanello (1989-1993) and Santos (2005) that deal with the teaching of geometry in teacher training and in school, among others, that discuss the theme in question. The methodology used was based on the case study, having as a data collection instrument the semi-structured questionnaire, the subjects of the research being teachers from the IFAL institution who work in the public education network in the state of Alagoas. The results pointed out a convergence between the content addressed in the initial formation and in the basic education and some divergences in the opinions of the graduates regarding the experience lived in the licenciatura to teach geometry in the basic education. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Professores de matemática frente ao processo formativo para ensinar geometria na educação básica.pdf | 409,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.