Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2021-02-08T18:10:42Z-
dc.date.available2021-02-08T18:10:42Z-
dc.date.issued2020-06-
dc.identifier.citationLIMA, Letícia Bianca Barros de Moraes; CURADO, Raquel Rodrigues Gonçalves, ARAÚJO, André Luiz Mendes. Sou consumidor: percepção de consumidores cegos em restaurantes de um shopping de Brasília (DF). Revista Cenário, Brasília, v. 8, n.15, p. 64–77, jun. 2020pt_BR
dc.identifier.issn2318-8561-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1497-
dc.description.abstractO presente artigo pretende demonstrar como as pessoas com deficiência visual enfrentam diversas dificuldades para exercer o seu papel enquanto consumidores, em um sistema que parece desprezar o seu potencial de consumo. A análise da situação é feita sob a luz da Lei Federal 13.146/2015, e das Leis Distritais 3.634/2005 e 4.317/2009. O seu objetivo é analisar a importância da percepção das pessoas cegas quanto ao ambiente de consumo e sobre a qualidade do atendimento oferecido nos restaurantes do shopping Conjunto Nacional, em Brasília. A investigação é de natureza qualitativa, foram realizadas entrevistas com consumidores cegos seguida da análise de discurso. Os resultados mostram a insatisfação dos consumidores com deficiência visual com a falta de preparo dos atendentes e a inadequação dos estabelecimentos.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Cenário / Revista Interdisciplinar em Turismo e Territóriospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de Brasília - UnBpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectRestaurantept_BR
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.subjectBrasíliapt_BR
dc.subjectVisually impaireden
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectTourismen
dc.subjectCostumeren
dc.titleSou consumidor: percepção de consumidores cegos em restaurantes de um shopping de Brasília (DF)pt_BR
dc.title.alternativeSoy un consumidor: percepción de consumidores ciegos en restaurantes de un centro comercial en Brasília (DF)Spy
dc.title.alternativeI am a costumer: perception of visually impaired costumers in restaurants of a mall in Brasília (DF)en
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorLima, Letícia Bianca Barros de Moraes-
dc.contributor.authorCurado, Raquel Rodrigues Gonçalves-
dc.contributor.authorAraújo, André Luiz Mendes-
dc.description.abstract2This article aims to demonstrate how visually impaired people find it difficult to play their role as costumer in a system that seems to neglect their consumption potential. The analysis of the situation is made under the light of Federal Law 13.146 / 2015, and District Laws 3.634 / 2005 and 4.317 / 2009. Its objective is to analyze the importance of the perception of visually impaired people regarding the consumption environment and the quality of the service offered in the restaurants of the Conjunto Nacional mall, in Brasília. The research is qualitative in nature, with interviews, conducted with visually impaired costumers, followed by discourse analysis. The results show the dissatisfaction of visually impaired costumers with the lack of preparation of the attendants and the inadequacy of the establishments.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Gestão de Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sou consumidor percepção de consumidores cegos em restaurantes de um shopping de Brasília (DF).pdf351,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.