Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1505
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2021-02-18T19:20:18Z | - |
dc.date.available | 2021-02-18T19:20:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-09 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Lucas Antonio Feitosa de; SANTOS, José Osman dos. O enfoque CTSA e o Ensino Integrado: aproximações teóricas. Educação Profissional e Tecnológica em Revista. Vitória/ES, v. 4, n. 3, p. 149-166, set./dez. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2594-4827 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1505 | - |
dc.description.abstract | Para fundamentar a articulação entre o enfoque CTSA e o Ensino Integrado, este manuscrito foi estruturado em três fases: a primeira correspondeu a uma discussão histórica sobre o movimento CTSA seguida de sua proposta de ensino; a segunda fase foi composta pela descrição dos fundamentos teórico-epistemológicos do Ensino Integrado; a terceira e última fase ocupou-se em vincular as duas primeiras, demonstrando a confluência teórica que há entre o enfoque CTSA e o Ensino Integrado. Nas considerações finais, sinalizou-se a importância de um currículo que contemple a integração dessas abordagens mas, ao mesmo tempo, tendo em mente que a formação integral se dá no próprio processo de ensino e aprendizagem, sendo mister a existência de práticas pedagógicas relevantes à construção da cidadania. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Educação Profissional e Tecnológica em Revista | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Espírito Santos - IFES | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Science - teaching | en |
dc.subject | Technology | en |
dc.subject | Environment | en |
dc.subject | Professional education | en |
dc.subject | Society | en |
dc.title | O enfoque CTSA e o ensino integrado: aproximações teóricas | pt_BR |
dc.title.alternative | The CTSA approach and integrated teaching: theoretical approaches | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Jesus, Lucas Antonio Feitosa de | - |
dc.contributor.author | Santos, José Osman dos | - |
dc.description.abstract2 | To support the articulation between the STSE approach and Integrated Education, this manuscript was structured in three phases: the first one corresponded to a historical discussion about the STSE movement followed by its teaching proposal; the second phase consisted of a description of the theoretical and epistemological foundations of Integrated Education; the third and last phase was concerned with linking the first two, demonstrating the theoretical confluence between the STSE approach and Integrated Education. In the final considerations, the importance of a curriculum that contemplates the integration of these approaches was signaled, but, at the same time, bearing in mind that integral training takes place in the teaching and learning process itself, with the existence of pedagogical practices relevant to building citizenship. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EPT_Em_Revista_Lucas_Osman_2020.pdf | 245,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.