Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2021-03-09T19:45:20Z-
dc.date.available2021-03-09T19:45:20Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.citationTAVARES,Luiz Carlos Vieira; BARBIERI, Cesar Augustus S.; SAMPAIO, Tânia Mara Vieira. Batuque na Cozinha a Sinhá não quer... e o delegado não vem não! Licere, Belo Horizonte, v.15, n.4, p. 1-28, dez./2012pt_BR
dc.identifier.issn1981-3171-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1516-
dc.description.abstractEste artigo apresenta o percurso do negro na constituição de nossa matriz cultural, destacando a sua capacidade e resistência às pressões oficiais advindas dos interesses de uma elite branca e letrada. A visão preconceituosa presente desde o Brasil Colônia não conseguiu apagar o Homem negro como sujeito histórico que agiu em defesa de sua identidade sócio-cultural. Apoiado em textos representativos da afirmação da etnia negra em nossa formação social, os autores revelam a força do batuque, não apenas na sustentação da música ou do ato de tocar e dançar, mas como uma forma de resistência no universo da cultura afro no Brasil. Dos seus argumentos, pode-se depreender a força das manifestações sonoras, ritmadas, dos negros (escravos, libertos, forros e livres), que fincaram raízes profundas nas músicas genuinamente brasileiras dos dias atuais e em outras manifestações de nossa cultura.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Licerept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais - UFMGpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazerpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectMusicen
dc.subjectHistoryen
dc.subjectDancingen
dc.subjectCultureen
dc.titleBatuque na cozinha a sinhá não quer... e o delegado também não!pt_BR
dc.title.alternativeDrumbeats in the kitchen 'sinhá' does not want, the delegate neitheren
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorTavares, Luiz Carlos Vieira-
dc.contributor.authorBarbieri, Cesar Augustus Santos-
dc.contributor.authorSampaio, Tânia Mara Vieira-
dc.description.abstract2This study presents the trajectory of black people in constituting our cultural matrix, highlighting their ability and resistance to the official pressures that come from a white and literate elite. The prejudiced view that is common since Colonial Brazil failed to erase the black man as a historical subject who acted in defense of their socio-cultural identity. Supported by representative texts on the assertion of black ethnicity in our social order, the authors reveal the power of drumming, not only in supporting music or the act of playing and dancing, but as a manifestation of resistance in the world of African culture in Brazil. From their arguments, one can deduce the strength of sound and rhythm manifested by the black people (slaves, freedmen) who planted deep roots in the genuine Brazilian music and in other manifestations of our culture.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Batuque na Cozinha a Sinhá não quer....pdf69,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.