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dc.date.accessioned2021-04-28T11:37:19Z-
dc.date.available2021-04-28T11:37:19Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Luiz Carlos Pereira; BITENCOURT, Daniela Venceslau. Dialética da ação em práticas pedagógicas: um processo pessoal e único de reconstrução racional pelo ator social. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 72, p. 269-284, nov./dez., 2018pt_BR
dc.identifier.issn1984-0411-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1530-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é investigar como a pesquisa-ação intervém, dentro da problemática evasiva da depredação e consumo em instituição pública. As ações aqui propostas foram desenvolvidas por 40 jovens entre 16 e 24 anos, acadêmicos do curso técnico de informática de uma escola púbica federal com a finalidade da racionalização de atividades dispendiosas, que ao longo do percurso acadêmico, nunca são apresentadas com corresponsáveis pelos danos causados. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados: técnicas qualitativas e quantitativas como documentos, registros arquivados, entrevistas, observação direta e observação participante. Recorreu-se também à utilização de atividades no formato de grupos de estudo, aplicando as técnicas pedagógicas e distribuição de tarefas para organizar as relações entre os discentes e, com isso, desenvolver neles um conhecimento a respeito dos custos financeiros do patrimônio da escola. O que deixou claro que as atividades utilizando a pesquisa-ação atende a discentes com códigos, significados, representações, resistências, expectativas, a preservarem o bem público escolar em função de um método de trabalho científico.pt_BR
dc.description.sponsorshipEducar em Revistapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Paraná - UFPRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectRacionalidadept_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectInstituição públicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectPublic institutionen
dc.subjectResearchen
dc.subjectRationalityen
dc.titleDialética da ação em práticas pedagógicas: um processo pessoal e único de reconstrução racional pelo ator socialpt_BR
dc.title.alternativeDialectic of the action in pedagogical practices: a personal and unique process of rational reconstruction by social actoren
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Luiz Carlos Pereira-
dc.contributor.authorBitencourt, Daniela Venceslau-
dc.description.abstract2The aim of this paper is to investigate how action research intervenes, dentro da problemática evasivo da depredação e consumo em instituição pública. The actions proposed here were developed by 40 young people between 16 and 24 years, academic technician course of pubic school federal for the purpose of streamlining of costly activities that along the way, are never presented with the responsibility for damage. For the development of research, qualitative and quantitative techniques were used such as documents, archived records, interviews, direct observation, participant observation. Also was the use of activities in the form of study groups, applying the pedagogical techniques and distribution of tasks to organize the relationships between the students and develop in them a knowledge regarding financial costs the heritage school. The who checked of course activities using action research meets students with codes, meanings, representations, resistors, expectations, to preserve the public school on the basis of a scientific working method.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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