Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1564
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2021-07-21T17:56:49Z | - |
dc.date.available | 2021-07-21T17:56:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-09 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Shirley dos Santos. As tipologias de mediação da informação e pedagógica no ERECIN 2018. Revista Fontes Documentais. Aracaju. v. 3, n. 3, p.33-43, set./dez., 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2595-9778 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1564 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como proposta discutir a presença de duas tipologias de mediação, a da informação e pedagógica em um evento científico na área de Ciência da Informação. O trabalho propõe demonstrar que é possível encontrar estes dois tipos de mediações em um único evento, manifestando a importância desse tipo de atividade científica. O evento escolhido para a observação participante descrita nesse artigo foi o 2º Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação (ERECIN), realizado no período de 11 a 15 de junho de 2018, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Como metodologia utiliza-se da pesquisa bibliográfica e observação participante. Baseando-se em autores que se dedicam a temática da mediação como Oswaldo Francisco Almeida Júnior, Armando Malheiro da Silva, Marcos T. Masetto, entre outros. Traz como resultados a verificação da concomitância das duas tipologias de mediação analisadas no evento observado, demonstrando a importância de aderir a essa prática científica e participar. Demonstra que por meio das mediações é possível realizar a apropriação da informação, a obtenção de novos conhecimentos, a atualização e o estabelecimento do “colégio invisível”. Os eventos científicos tiveram um grande aprimoramento, explorando as potencialidades das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e as redes sociais digitais. Sendo assim, podemos lançar mão de nossos recursos domésticos de interação com o universo digital, me diferentes níveis, para escolher, candidatar trabalhos e até participar de modo remoto de vários eventos científicos de nosso interesse. Porém, a observação desenvolvida com êxito que gerou esse artigo verificou, como teorizado na Ciência da Informação e a Educação, que os relacionamentos e as reuniões presenciais também fazem parte da mediação da informação e da mediação pedagógica, ainda que muitas das funções relacionais tenham sido facilitadas pelas mídias digitais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Revista Fontes Documentais | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.subject | Ciência da Informação | pt_BR |
dc.subject | Mediação da Informação | pt_BR |
dc.subject | Pedagógia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | en |
dc.subject | Information science | en |
dc.subject | Research | en |
dc.subject | Information mediation | en |
dc.subject | Education | en |
dc.title | As tipologias de mediação da informação e pedagógica no ERECIN 2018 | pt_BR |
dc.title.alternative | The typologies of information and pedagogical mediation in ERECIN 2018 | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Shirley dos Santos | - |
dc.description.abstract2 | This article aims to discuss the presence of two types of mediation, information and pedagogical, in a scientific event in the field of Information Science. The work proposes to demonstrate that it is possible to find these two types of mediations in a single event, showing the importance of this type of scientific activity. The event chosen for the participant observation described in this article was the 2nd Regional Meeting of Education in Information Science (ERECIN), held from June 11 to 15, 2018, at the Federal University of Sergipe (UFS). The methodology uses bibliographical research and participant observation. Based on authors dedicated to mediation such as Oswaldo Francisco Almeida Júnior, Armando Malheiro da Silva, Marcos T. Masetto, among others. It brings as results the verification of the concomitance of the two types of mediation analyzed in the observed event, demonstrating the importance of adhering to this scientific practice and participating. It demonstrates that through mediations it is possible to appropriate information, obtain new knowledge, update and establish the “invisible college”. Scientific events were greatly improved, exploring the potential of information and communication technologies (ICT) and digital social networks. Therefore, we can use our domestic resources of interaction with the digital universe, at different levels, to choose, apply for work and even remotely participate in various scientific events of our interest. However, the observation successfully developed that generated this article verified, as theorized in Information Science and Education, that relationships and face-to-face meetings are also part of information mediation and pedagogical mediation, even though many of the relational functions have been facilitated by digital media. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As tipologias de mediação da informação e pedagógica no ERECIN 2018.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.