Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1565
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2021-07-21T18:31:37Z | - |
dc.date.available | 2021-07-21T18:31:37Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Roseanne Santos de et al. Metodologias ativas de aprendizagem na geometria no curso de edificações: desafios e possibilidades. Revista Expressão Científica, Aracaju, v. 6, n. 1, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-9209 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1565 | - |
dc.description.abstract | É importante destacar que a ação de ensinar tem se tornado cada vez mais desafiadora, levando professores de todos os níveis de ensino a repensar o modelo tradicional de ensinar e trilhar diferentes métodos de ensino. O desenvolvimento de uma prática pedagógica que propicie a autonomia e o senso crítico aos alunos pode ser alcançado com a utilização de metodologias ativas. Diante então da perspectiva desse paradigma inovador, aliado ao uso em alguns momentos de práticas tradicionalistas, criou-se este projeto para ser aplicado em Desenho geométrico, do curso técnico integrado de edificações do IFS Campus Aracaju, com o objetivo de proporcionar ao estudante a participação ativa e autônoma no seu processo de aprendizagem. O presente trabalho baseou-se em uma pesquisa bibliográfica e exploratória, onde o público alvo foram os alunos do primeiro ano de edificações modalidade integrado. Utilizaram-se as metodologias ativas da Sala de Aula Invertida – Flipped Classroom, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a aprendizagem baseada em equipe. Por fim, realizou-se uma pesquisa de satisfação, por meio de questionários com todos os alunos que cursaram a disciplina tanto em 2019 quanto em 2020. E ainda outro questionário voltado aos alunos que estavam repetindo a matéria. Foi possível concluir que as ferramentas metodológicas ativas são eficazes tanto em sala de aula bem como virtualmente, sobretudo pelo fato de proporcionar o “aprender a aprender”, destacando também a importância de mesclar em momentos tradicionalistas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Revista Expressão Científica | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora do IFS - Edifs | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Edificação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Education technical | en |
dc.subject | Teaching-learning | en |
dc.subject | Edification | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Pedagogy | en |
dc.subject | Geometry | en |
dc.title | Metodologias ativas de aprendizagem na geometria no curso de edificações: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.title.alternative | Active learning methodologies in geometry in the building course: challenges and possibilities | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Roseanne Santos de | - |
dc.contributor.author | Cruz, Anna Cristina Araújo de Jesus | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Rômulo Alves de | - |
dc.contributor.author | Santos, Beatriz Feitosa Sandes dos | - |
dc.description.abstract2 | It is important to highlight that the action of teaching has become increasingly challenging, leading teachers of all levels of education to rethink the traditional teaching model and follow different teaching methods. The development of a pedagogical practice that provides autonomy and critical thinking to students can be achieved with the use of active methodologies. Given the perspective of this innovative paradigm, combined with the use in some moments of traditionalist practices, this project was created to be applied in Geometric Design, from the integrated technical course on buildings at IFS Campus Aracaju, with the aim of providing the student with participation active and autonomous in their learning process. The present work was based on a bibliographical and exploratory research, where the target audience was the students of the first year of integrated modality buildings. The active methodologies of the Inverted Classroom – Flipped Classroom, Problem-Based Learning (PBL) and team-based learning were used. Finally, a satisfaction survey was carried out, through questionnaires with all students who attended the course both in 2019 and in 2020. And yet another questionnaire aimed at students who were repeating the subject. It was possible to conclude that active methodological tools are effective both in the classroom and virtually, especially because they provide “learning to learn”, also highlighting the importance of mixing in traditionalist moments. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Edificações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Metodologias ativas de aprendizagem na geometria no curso de edificacoes.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.