Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2021-08-06T12:45:29Z-
dc.date.available2021-08-06T12:45:29Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.citationSACRAMENTO, Patrícia Melo; TEIXEIRA, Rivanda Meira. Innovation and Entrepreneur Learning intheTourismSector: Cross-Case Analysis in Small and Medium Enterprises in the city of Aracaju, Sergipe. RBTUR, São Paulo, v.13, n.3, p.121-139, sep./dec. 2019pt_BR
dc.identifier.issn1982-6125-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1573-
dc.description.abstractThe process of entrepreneurial learning is evident in theintroduction ofinnovations in small tourism businesses. However, while there is general agreement that learning is an essential condition for generating innovations, few studies have explored the relationship between these topics. This study aimed to investigatehow entrepreneurs of small and medium-sized tourism companies in the city of Aracaju learn to innovate and what types of innovation are adopted in these companies. To achieve this goal a conceptual model was built based on the type of inno-vation, on interorganizational learning concept and learning types and dimension models. The research strategy adopted was to study multiple cases and eight cases concerning small and medium-sized hotels/inns and travel agencies. The interviews were carried out with entrepre-neurs using a semi-structured script. Cases were analyzed individually and afterwards a cross-case analysis was elaborated. It was found that the entrepreneurs undergo a continuous learn-ing process to innovate, and this learning occurs both as individual andfrom established rela-tionships with other individuals (group learning) or institutions (interorganizational learning).en
dc.description.sponsorshipRevista Brasileira de Pesquisa em Turismopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTURpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectEmpresa turísticapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectTourismen
dc.subjectTourist companyen
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectCompañia turisticaspy
dc.subjectEmprendimientospy
dc.subjectInnovaciónspy
dc.titleInnovation and Entrepreneur Learning intheTourismSector: Cross-Case Analysis in Small and Medium Enterprises in the city of Aracaju, Sergipeen
dc.titleInnovation and Entrepreneur Learning intheTourismSector: Cross-Case Analysis in Small and Medium Enterprises in the city of Aracaju, Sergipeen
dc.title.alternativeInovação e Aprendizagem de Empreendedores no Setor de Turismo: Análise Comparativa de Casos de Empresas de Pequeno e Médio Porte na cidade de Aracaju-Sergipept_BR
dc.title.alternativeInnovación y Aprendizaje de Emprendedores en el Sector de Turismo: Análisis Comparativo de Casos de Empresas Pequeñas y Medianas emla ciudad de Aracaju-Sergipespy
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSacramento, Patrícia Melo-
dc.contributor.authorTeixeira, Rivanda Meira-
dc.description.abstract2O processo de aprendizagem empreendedora é evidente na introdução de inovações em pequenas empresas turísticas. No entanto, apesar do consenso que a aprendizagem é uma condição essencial para gerar inovações, poucos estudos exploram o relacionamento entre os dois temas. Este estudo buscou analisar como os empreendedores de empresa turísticas de pequeno e médio porte da cidade de Aracaju aprendem a inovar e quais os tipos de inovação adotados nessas empresas. Para alcançar esse objetivo, foi construído um modelo conceitual baseado em tipologia de inovação, no conceito de aprendizagem interorganizacional e nas tipologias e dimensões dos modelos de aprendizagem. A estratégia de pesquisa adotada foi a de estudo de casos múltiplos e foram analisados oito casos de hotéis/pousadas e agências de viagens de pequeno e médio porte localizados na cidade de Aracaju. Entrevistas foram realizadas com os empreendedores por meio de roteiro de entrevistas semiestruturado. Os casos foram analisados individualmente e posteriormente foi realizada a análise comparativa. Verificou-se que os empreendedores passam por um processo contínuo de aprendizagem para inovar, e este aprendizado ocorre tanto individualmente, como a partir dos relacionamentos estabelecidos com outros indivíduos (aprendizagem grupal) ou instituições (aprendizado interorganizacional).pt_BR
dc.description.abstract2El proceso de aprendizaje emprendedor es evidente en la introducción de innovaciones en pequeñas empresas turísticas. Sin embargo, a pesar del consenso que el aprendizaje es una condición esencial para generar innovaciones, pocos estudios exploran la relación entre los dos temas. Este trabajo buscó analizar cómo los emprendedores de empresas turísticas de pequeño y mediano porte de la ciudad de Aracaju aprenden a innovar y cuáles son los tipos de innovación adoptados en esas empresas. Para lograr este objetivo, se construyóun modeloconceptual basado em la tipología de innovación, em el concepto de aprendizaje interorganizacional y em las tipologias y em las dimensiones de los modelos de aprendizaje. La estrategia de investi-gación adoptada fue el estudio de casos múltiples y se analizaron ocho casos de hoteles / al-bergues y agencias de viajes pequeñas y medianas. Entrevistas fueron realizadas con los em-prendedores por medio de un guión de entrevistas semiestructuradas. Los casos fueron anali-zados individualmente y posteriormente se realizó el análisis comparativo de los casos. Los empreendedores se someten a unproceso de aprendizaje continuo para innovar, y este proceso de aprendizaje se produce de forma individual, a partir de las relaciones establecidasconotrosin-dividuos (aprendizajeen grupo) o instituciones (aprendizajeinter-organizacional).spy
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Gestão de Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Innovation and Entrepreneur Learning intheTourismSector Cross-Case Analysis in Small.pdf3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.