Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2021-12-07T12:26:33Z-
dc.date.available2021-12-07T12:26:33Z-
dc.date.issued2021-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Juliane dos; SILVA, Maria Silene da; JESUS, Lucas Antonio Feitosa de. A docência no contexto da EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das perspectivas de professores do PROEJA do IFS Campus Aracaju. Revista Humanidades & Inovação. Palmas, v. 8, n. 53, p. 424-441, jul. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2358-8322-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1608-
dc.description.abstractO presente artigo teve por objetivo identificar se a prática docente pode ou não contribuir para a aprendizagem e a permanência do alunado no curso integrado de Desenho de Construção Civil (DCC) do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Câmpus Aracaju. Ancorado em uma investigação de vertente crítica, utilizou-se de métodos qualitativos e quantitativos na coleta dos dados, à luz da análise de conteúdo de Bardin (2016) e da estatística descritiva dos dados (REIS; REIS; 2002), respectivamente. Os resultados encontrados no estudo evidenciam o potencial que a prática docente detém na aprendizagem e permanência escolar de estudantes-trabalhadores com perfil da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, ao mesmo tempo, enfatiza os desafios e dilemas didático-pedagógicos, ético-políticos e teórico-metodológicos dessa prática profissional frente ao sistema brasileiro de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Humanidades & Inovaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Tocantins - Unitinspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos - EJApt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectTeaching learningen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTruancyen
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.titleA docência no contexto da EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das perspectivas de professores do PROEJA do IFS Campus Aracajupt_BR
dc.title.alternativeTeaching in the context of EJA integrated to Professional and Technological Education: an analysis of the perspectives of PROEJA’s teachers at IFS Campus Aracajuen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Juliane dos-
dc.contributor.authorSilva, Maria Silene da-
dc.contributor.authorJesus, Lucas Antonio Feitosa de-
dc.description.abstract2The present article aimed to identify whether the teaching practice can contribute to the learning and the permanence of the student in the integrated course of Civil Construction Design of the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in Education Modality of Youth and Adults (PROEJA) of the Federal Institute of Sergipe (IFS) Campus Aracaju. Anchored in a critical investigation, qualitative and quantitative methods were used in data collection, in light of Bardin’s content analysis (2016) and descriptive data statistics (REIS; REIS; 2002), respectively. The results found in the study show the potential that the teaching practice holds in the learning and school permanence of student-workers with a profile of Youth and Adult Education (EJA) and, at the same time, emphasizes the challenges and dilemas of the didactic-pedagogical, ethical-political and theoretical-methodological of this professional practice in the face of the Brazilian education system.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5930-Texto do artigo-20490-2-10-20211116.pdf445,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.