Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1612
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas, Augusto dos Santos-
dc.date.accessioned2022-03-21T13:50:23Z-
dc.date.available2022-03-21T13:50:23Z-
dc.date.issued2021-04-15-
dc.identifier.citationDAMACENO, Wendson Macário. Proposta de sequência didática para o ensino de acústica. 2021. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1612-
dc.description.abstractNo Brasil o ensino de Física tem passado por diversas mudanças, suas finalidades não são mais as mesmas, desta forma a Física que ofertada em grande parte das escolas têm se apresentado extremamente ineficaz, pesquisadores da área como Ricardo (2010) e Macedo (2013) afirmam que isto ocorre, pois, existe um grande abismo entre a Física ensinada na escola, que parece funcionar somente quando descrita por fórmulas e equações, e a Física presente no dia a dia dos estudantes, indicando assim que a disciplina de Física, apresentada nas escolas de ensino médio, tem características de extrema matematização e estando inclusive em descompasso com a realidade vivencial dos estudantes. Na acústica, por exemplo, é possível tentar sanar essa matematização tirando proveito de uma tendência de ensino que vem ganhando cada vez mais destaque no campo educacional, a contextualização, nela os conceitos estudados ganham uma dimensão significativa, pois passa a haver uma integração entre os conceitos físicos e sua aplicação prática, no caso da acústica o processo de contextualização pode ser feita por diferentes maneiras, dentre essas destacam-se os usos de instrumentos musicais, e da interdisciplinaridade, dentre diversas outras formas, que foram identificadas a partir da elaboração do estado da arte dos trabalhos que versam sobre esta temática, este se faz presente na seção 7 deste trabalho. Com o intuito de promover um processo de ensino-aprendizagem de acústica mais significativo este trabalho apresenta ainda uma sequência didática para o ensino de acústica que utiliza os elementos citados. A sequência reúne um conjunto de 7 aulas desenvolvidas tomando como principal foco o uso do sistema auditivo humano e o uso dos instrumentos musicais, sendo ainda permeada por elementos da história da ciência. Com as aulas propostas poderão ser tratados os conceitos de som/ondas sonoras e suas principais características, classificação, comprimento de onda, período e frequência, velocidade do som em diferentes meios materiais, bem como, as características fisiológicas do som, altura, intensidade e timbre. Por fim fica como sugestão para pesquisas futuras a aplicação e avaliação do desempenho da sequência didática em sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherCampus Lagartopt_BR
dc.publisherCoordenadoria do Curso de Licenciatura em Físicapt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectCiências - Ensinopt_BR
dc.subjectInstrumento musicalpt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectAcústicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectMusical instrumenten
dc.subjectFollowing teachingen
dc.subjectAcousticsen
dc.subjectScience - teachingen
dc.subjectEducationen
dc.subjectPhysicsen
dc.subjectTeaching methodologyen
dc.titleProposta de sequência didática para o ensino de acústicapt_BR
dc.title.alternativeProposed didactic sequence for teaching acousticsen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.audience.educationLevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.authorDamaceno, Wendson Macário-
dc.description.abstract2In Brazil, the teaching of Physics has gone through several changes, its purposes are no longer the same, thus the Physics offered in most schools has been extremely ineffective, researchers in the field such as Ricardo (2010) and Macedo (2013) claim that this occurs because there is a great abyss between the Physics taught at school, which seems to work only when described by formulas and equations, and the Physics present in the daily lives of students, thus indicating that the discipline of Physics, presented in high schools, have characteristics of extreme mathematization and are even out of step with the students' living reality. In acoustics, for example, it is possible to try to remedy this mathematization by taking advantage of a teaching trend that has been gaining more and more prominence in the educational field, contextualization, in which the concepts studied gain a significant dimension, as there is now an integration between the Physical concepts and their practical application, in the case of acoustics, the contextualization process can be done in different ways, among these, the uses of musical instruments, and interdisciplinarity, among several other ways, that were identified from the elaboration of the state of the art of works that deal with this theme, this is present in section 7 of this work. In order to promote a more significant acoustic teaching-learning process, this work also presents a didactic sequence for the teaching of acoustics that uses the aforementioned elements. The sequence brings together a set of 7 lessons developed with the main focus on the use of the human auditory system and the use of musical instruments, being also permeated by elements from the history of science. With the proposed classes, the concepts of sound/sound waves and their main characteristics, classification, wavelength, period and frequency, speed of sound in different material media, as well as the physiological characteristics of sound, height, intensity and letterhead. Finally, the application and performance evaluation of the didactic sequence in the classroom is a suggestion for future research.en
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Wendson Macário Damaceno - 30 de julho de 2021.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.