Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoraes, José Uibson Pereira-
dc.date.accessioned2022-03-21T14:17:14Z-
dc.date.available2022-03-21T14:17:14Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Camila Souza. Revisão sistemática da literatura sobre pesquisas envolvendo o uso de experimentos de física no ensino médio. 2020. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1614-
dc.description.abstractEstá pesquisa analisou através de uma revisão sistemática da literatura, trabalhos com foco no uso de experimentos no ensino de Física no ensino médio. Tendo como objetivo, investigar quais são as contribuições do uso das atividades experimentais para o ensino e aprendizagem em Física. Para isso, foi realizada a revisão em periódicos de alto impacto na área de ensino de ensino de Física e ensino de Ciências (periódicos com qualis A1 e A2), da lista de periódicos fornecidos pela Plataforma Sucupira da CAPES por periódicos com evento de classificação do quadriênio de 2013-2016. Para o desenvolvimento da pesquisa, inclusive a coleta dos dados, seguiu-se o caminho metodológico preconizado pela revisão sistemática da literatura de acordo com as etapas propostas por Sampaio e Mancini (2007). Esta pesquisa apresenta aspectos quantitativos e qualitativos, tal característica buscou cumprir com maior abrangência o objetivo aqui proposto. Os resultados mostram que as atividades experimentais são ferramentas que promovem interações entre alunos e professores, além de motivar a participação ativa dos estudantes nas aulas, elas favorecem uma melhor compreensão dos conceitos Físicos e da linguagem matemática. Possibilitam ao docente inserir o uso de novas tecnologias e a fazer relações com o cotidiano do discente, tornado o ensino de Física mais próximo da sua realidade. Tais atividades podem ser consideradas como uma opção promissora para o ensino de Física, em que o seu uso enriquece a aprendizagem dos alunos, podendo contribuir para uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherCampus Lagartopt_BR
dc.publisherCoordenadoria do Curso de Licenciatura em Físicapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectCiências - Ensinopt_BR
dc.subjectRevisão sistemática da Literaturapt_BR
dc.subjectAtividade experimentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectExperimental activityen
dc.subjectEducationen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectScience - teachingen
dc.subjectPhysicsen
dc.subjectSystematic review of literatureen
dc.titleRevisão sistemática da literatura sobre pesquisas envolvendo o uso de experimentos de física no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeSystematic literature review on research involving the use of physics experiments in high schoolen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.audience.educationLevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Camila Souza-
dc.description.abstract2This research analyzed, through a systematic literature review, works focusing on the use of experiments in the teaching of Physics in high school. Aiming to investigate what are the contributions of the use of experimental activities for teaching and learning in Physics. For this, a review was carried out in high-impact journals in the field of teaching physics education and science education (periodicals with qualis A1 and A2), of the list of journals provided by the CAPES Sucupira Platform by journals with classification event 2013-2016 quadrennium. For the development of the research, including data collection, the methodological path recommended by the systematic literature review was followed, according to the steps proposed by Sampaio and Mancini (2007). This research has quantitative and qualitative aspects, such feature sought to fulfill the objective proposed here with greater scope. The results show that experimental activities are tools that promote interactions between students and teachers, in addition to motivating the active participation of students in classes, they favor a better understanding of Physical concepts and mathematical language. They enable the teacher to introduce the use of new technologies and make relationships with the student's daily life, making the teaching of Physics closer to their reality. Such activities can be considered as a promising option for the teaching of Physics, in which their use enriches students' learning and can contribute to meaningful learning.en
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Camila_Nascimento.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.