Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1615
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, André Neves | - |
dc.contributor.advisor | Sampaio, Jarbas Cordeiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-21T14:29:53Z | - |
dc.date.available | 2022-03-21T14:29:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-13 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Dayane Roberta dos. Retenção no curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Sergipe - Campus Lagarto. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1615 | - |
dc.description.abstract | A retenção é o processo de permanência de alunos no curso com tempo superior ao máximo previsto para a sua conclusão. Esse é um problema que no Brasil tem apresentando índices alarmantes, atingindo inclusive a educação superior. O objetivo do presente trabalho é obter um retrato da reprovação em todas as disciplinas obrigatórias do curso de Licenciatura em Física do IFS - campus Lagarto. Foram analisados 94 (noventa e quatro) históricos escolares de estudantes desse curso, os quais ingressaram nos semestres de 2011.2 até 2019.1. A pesquisa foi realizada usando uma abordagem exploratória, analisando os índices de reprovação de todas as 48 (quarenta e oito) disciplinas obrigatórias do curso. Os resultados revelam que a taxa de reprovação é próxima ou superior a 40% (quarenta por cento) para sete disciplinas do curso. Essas disciplinas pertencem às áreas Física e Matemática. São elas, em ordem decrescente de taxa de reprovação: Física A, Cálculo I, Física B, Vetores e Geometria Analítica, Tópicos de Matemática Elementar, Cálculo III e Cálculo II. Um estudo das correlações estatísticas entre as taxas de reprovação dessas disciplinas e seus pré-requisitos foi realizado, porém os resultados foram inconclusivos quanto às significâncias dessas correlações. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.publisher | Campus Lagarto | pt_BR |
dc.publisher | Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Física | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Retenção por disciplina | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Correlação estatística | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Physics | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Retention by discipline | en |
dc.subject | Higher education | en |
dc.subject | Statistical correlation | en |
dc.title | Retenção no curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Sergipe - Campus Lagarto | pt_BR |
dc.title.alternative | Retention in the degree course in Physics at the Federal Institute of Sergipe - Campus Lagarto | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Graduação | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Dayane Roberta dos | - |
dc.description.abstract2 | Retention is the process of permanence of students in the course longer than the maximum time foreseen for its completion. This is a problem that in Brazil has shown alarming rates, even affecting higher education. The objective of the present work is to obtain a picture of failure in all mandatory subjects of the Licentiate Degree in Physics course at IFS - Lagarto campus. 94 (ninety-four) school transcripts of students from this course were analyzed, who entered the semesters from 2011.2 to 2019.1. The research was carried out using an exploratory approach, analyzing the failure rates of all 48 (forty-eight) mandatory subjects of the course. The results reveal that the failure rate is close to or higher than 40% (forty percent) for seven subjects in the course. These subjects belong to the Physics and Mathematics areas. They are, in decreasing order of failure rate: Physics A, Calculus I, Physics B, Vectors and Analytical Geometry, Topics in Elementary Mathematics, Calculus III and Calculus II. A study of the statistical correlations between the failure rates of these subjects and their prerequisites was carried out, but the results were inconclusive as to the significance of these correlations. | en |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia versão final - Dayane Roberta.pdf | 2,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.