Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, José Osman-
dc.date.accessioned2022-03-21T14:42:21Z-
dc.date.available2022-03-21T14:42:21Z-
dc.date.issued2017-02-
dc.identifier.citationBISPO, José Genário Alves. Simuladores computacionais: uma ferramenta útil no ensino de Eletricidade. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1616-
dc.description.abstractEste trabalho trata-se de uma investigação sobre a potencialidade dos simuladores computacionais para a ocorrência de aprendizagem significativa dos conteúdos de eletricidade dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e do primeiro período em eletromecânica na modalidade subsequente, sendo esses últimos alunos que já concluíram o ensino médio, ambas as turmas do Instituto Federal de Sergipe- Campus/Lagarto. As atividades foram desenvolvidas com base nas teorias de David Ausubel: Aprendizagem significativa. O roteiro de atividades consistiu em três momentos – Primeiro momento: aplicação de um pré – teste nas duas turmas, Segundo momento: aplicação dos simuladores apenas na turma do subsequente e o Terceiro momento: aplicação de um pós – teste também na turma do subsequente, sendo trabalhados alguns tópicos de eletricidade básica como: Condutores e isolantes, diferença de potencial, campo elétrico, corrente elétrica (contínua e alternada) e circuitos em série e em paralelo. Nas atividades utilizamos as simulações desenvolvidas pelo Projeto Tecnologia no ensino de Física (PhET) da Universidade do Colorado e disponíveis gratuitamente online. A partir da análise dos dados, obtidos por meio da aplicação de um questionário pós-teste, conclui-se que a inserção dos simuladores computacionais no trabalho docente apresentou-se como um forte potencializador da aprendizagem dos conteúdos de eletricidade, pois, promovem condições favoráveis como: uma maior interação, participação e interesse em aprender por parte dos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherCampus Lagartopt_BR
dc.publisherCoordenadoria do Curso de Licenciatura em Físicapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSimulador computacionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCiências - Ensinopt_BR
dc.subjectPhysicsen
dc.subjectLearningen
dc.subjectElectricityen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectComputer simulatoren
dc.subjectScience - teachingen
dc.titleSimuladores computacionais: uma ferramenta útil no ensino de Eletricidadept_BR
dc.title.alternativeComputer simulators: a useful tool in teaching Electricityen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.audience.educationLevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.authorBispo, José Genário Alves-
dc.description.abstract2This work is an investigation on the potential of computer simulators for the occurrence of significant learning of electricity contents of students in the third year of high school and the first period in electromechanics in the subsequent modality, with the latter students having already completed the high school, both classes at the Federal Institute of Sergipe-Campus/Lagarto. The activities were developed based on the theories of David Ausubel: Meaningful Learning. The activities script consisted of three stages – First: application of a pre-test in both classes, Second stage: application of the simulators only in the subsequent class and the Third stage: application of a post-test also in the subsequent class, being worked some topics of basic electricity such as: Conductors and insulators, potential difference, electric field, electric current (continuous and alternating) and circuits in series and in parallel. In the activities we use simulations developed by the Technology in Physics Teaching Project (PhET) of the University of Colorado and available for free online. From the analysis of the data, obtained through the application of a post-test questionnaire, it is concluded that the inclusion of computer simulators in teaching work presented itself as a strong enhancer in the learning of electricity contents, as they promote favorable conditions such as: greater interaction, participation and interest in learning by students.en
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Genário Alves Bispo.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.