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dc.contributor.advisorCarvalho, Carlos Henrique de-
dc.date.accessioned2022-04-06T13:06:12Z-
dc.date.available2022-04-06T13:06:12Z-
dc.date.issued2022-02-08-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Bianca Maria Macedo. Análise da eficiência, custo e sustentabilidade ambiental da reciclagem em recuperação das malhas asfálticas sergipanas. 2022. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Aracaju, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1623-
dc.description.abstractO estudo discorre sobre o procedimento de reciclagem em recuperação de malha asfáltica de rodovias estaduais sergipanas, evidenciando uma análise comparativa com o método convencional de recuperação em pavimento asfáltico urbano e tem por objetivo evidenciar a importância da técnica de reciclagem na recuperação do pavimento rodoviário por meio da eficiência técnica quanto aos aspectos econômicos e sustentáveis. O trabalho foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica e coleta de dados em órgãos públicos, sendo esses estadual (Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe – DER/SE) e municipal (Empresa Municipal de Obras e Urbanização – EMURB). Os resultados obtidos na análise da conformidade dos ensaios com relação às normativas do DNIT, evidenciaram que o pavimento reciclado assegura a qualidade, tal como o método convencional, demonstrando até mesmo, nesse caso, que o pavimento reciclado apresentou distribuição granulométrica mais adequada, como também, comprovou que a sua aplicação possibilita a capitalização financeira e a sustentabilidade ambiental. Dessa forma, é possível concluir que os objetivos do presente trabalho foram atingindos, já que o pavimento rodoviário reciclado constatou ser eficiente, econômico e sustentável.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherCampus Aracajupt_BR
dc.publisherDepartamento de Desenvolvimento de Ensinopt_BR
dc.publisherCoordenadoria de Engenharia Civilpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectMalha asfálticapt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectRecyclingen
dc.subjectAsphalt meshesen
dc.subjectCivil Engineeringen
dc.subjectAsphalt pavingen
dc.titleAnálise da eficiência, custo e sustentabilidade ambiental da reciclagem em recuperação das malhas asfálticas sergipanaspt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of Efficiency, Cost and Environmental Sustainability of Recycling in Mesh Recovery Sergipe asphalten
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.audience.educationLevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Bianca Maria Macedo-
dc.description.abstract2The study discusses the recycling procedure in asphalt recovery of state highways in Sergipe, showing a comparative analysis with the conventional method of recovery in urban asphalt pavement and aims to highlight the importance of the recycling technique in the recovery of road pavement through technical efficiency in terms of economic and sustainable aspects. The work was developed through bibliographical research and data collection in public agencies, being these state (State Department of Road Infrastructure of Sergipe - DER/SE) and municipal (Municipal Company of Works and Urbanization - EMURB). The results obtained in the analysis of the conformity of the tests in relation to the DNIT regulations, showed that the recycled pavement ensures quality, as well as the conventional method, even demonstrating, in this case, that the recycled pavement presented a more adequate granulometric distribution, as well as , proved that its application enables financial capitalization and environmental sustainability. In this way, it is possible to conclude that the objectives of the present work were reached, since the recycled road pavement was found to be efficient, economical and sustainable.en
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