Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1624
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2022-04-11T12:35:42Z | - |
dc.date.available | 2022-04-11T12:35:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-03 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, L. A. F.; SANTOS J. O.; SANTOS, L. C. P. A TI Verde enquanto elemento pedagógico para a formação humana integral: uma análise das perspectivas dos docentes do IFS Campus Socorro. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal - RN, v. 1, n. 22, p.1-19, mar. 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-1801 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1624 | - |
dc.description.abstract | Este artigo é derivado dos resultados da dissertação de mestrado intitulada “TI Verde na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal de Sergipe Campus Socorro”. Compreendendo que os conteúdos da Tecnologia da Informação (TI) Verde são compatíveis com a formação humana integral prevista nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), este manuscrito buscou apresentar as percepções dos docentes do IFS Campus Socorro quanto à articulação da TI Verde em suas disciplinas. Mediante questionário semiaberto com posterior uso de análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e estatística descritiva (REIS; REIS, 2002), esta investigação evidenciou a predominante mentalidade tecnicista que rege os professores pesquisados, tanto entre os que aplicam a TI Verde em sua docência como entre os que não o fazem, indo de encontro à omnilateralidade almejada na EPT. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Omnilateralidade | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia verde | pt_BR |
dc.subject | Professional education | en |
dc.subject | Green technology | en |
dc.subject | Information technology | en |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Sustainability | en |
dc.title | A TI Verde enquanto elemento pedagógico para a formação humana integral: uma análise das perspectivas dos docentes do IFS Campus Socorro | pt_BR |
dc.title.alternative | The Green IT pedagogical element for integral human formation: an analysis of the perspectives of the teachers of the IFS Campus Socorro | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Jesus, Lucas Antonio Feitosa de | - |
dc.contributor.author | Santos, José Osman dos | - |
dc.contributor.author | Santos, Luiz Carlos Pereira | - |
dc.description.abstract2 | This article is derived from the results of the master's thesis entitled “Green IT in Professional and Technological Education: a case study at the Federal Institute of Sergipe Campus Socorro”. Knowing that the contents of Green Information Technology (Green IT) are compatible with the integral human formation foreseen for the conceptual principles of Professional and Technological Education (PTE), this manuscript sought to present the perceptions of the teachers of IFS Campus Socorro regarding the articulation of Green IT in their disciplines. Through a halfopen questionnaire with subsequent use of content analysis (BARDIN, 2016) and descriptive statistics (REIS; REIS, 2002), this investigation showed the predominant technical mentality that rules the researched teachers, both among those who apply Green IT in their teaching as among those who do not, underming the omnilaterality desired in the PTE. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
11463-33077-1-PB.pdf | 249,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.