Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2022-04-11T12:35:42Z-
dc.date.available2022-04-11T12:35:42Z-
dc.date.issued2022-03-
dc.identifier.citationJESUS, L. A. F.; SANTOS J. O.; SANTOS, L. C. P. A TI Verde enquanto elemento pedagógico para a formação humana integral: uma análise das perspectivas dos docentes do IFS Campus Socorro. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal - RN, v. 1, n. 22, p.1-19, mar. 2022pt_BR
dc.identifier.issn2447-1801-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1624-
dc.description.abstractEste artigo é derivado dos resultados da dissertação de mestrado intitulada “TI Verde na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal de Sergipe Campus Socorro”. Compreendendo que os conteúdos da Tecnologia da Informação (TI) Verde são compatíveis com a formação humana integral prevista nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), este manuscrito buscou apresentar as percepções dos docentes do IFS Campus Socorro quanto à articulação da TI Verde em suas disciplinas. Mediante questionário semiaberto com posterior uso de análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e estatística descritiva (REIS; REIS, 2002), esta investigação evidenciou a predominante mentalidade tecnicista que rege os professores pesquisados, tanto entre os que aplicam a TI Verde em sua docência como entre os que não o fazem, indo de encontro à omnilateralidade almejada na EPT.pt_BR
dc.description.sponsorshipInstituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRNpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectOmnilateralidadept_BR
dc.subjectTecnologia verdept_BR
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectGreen technologyen
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectSustainabilityen
dc.titleA TI Verde enquanto elemento pedagógico para a formação humana integral: uma análise das perspectivas dos docentes do IFS Campus Socorropt_BR
dc.title.alternativeThe Green IT pedagogical element for integral human formation: an analysis of the perspectives of the teachers of the IFS Campus Socorroen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorJesus, Lucas Antonio Feitosa de-
dc.contributor.authorSantos, José Osman dos-
dc.contributor.authorSantos, Luiz Carlos Pereira-
dc.description.abstract2This article is derived from the results of the master's thesis entitled “Green IT in Professional and Technological Education: a case study at the Federal Institute of Sergipe Campus Socorro”. Knowing that the contents of Green Information Technology (Green IT) are compatible with the integral human formation foreseen for the conceptual principles of Professional and Technological Education (PTE), this manuscript sought to present the perceptions of the teachers of IFS Campus Socorro regarding the articulation of Green IT in their disciplines. Through a halfopen questionnaire with subsequent use of content analysis (BARDIN, 2016) and descriptive statistics (REIS; REIS, 2002), this investigation showed the predominant technical mentality that rules the researched teachers, both among those who apply Green IT in their teaching as among those who do not, underming the omnilaterality desired in the PTE.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
11463-33077-1-PB.pdf249,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.