Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1656
Título: | Capacitação de Língua Inglesa para os estudantes de Gestão de Turismo do Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju: uma alternativa contra a barreira linguística |
Título(s) alternativo(s): | English Language Training for Tourism Management students of the Federal Institute of Sergipe, Aracaju Campus: an alternative against the language barrier |
Autor(es): | Oliveira Neto, José Antônio de |
Orientador: | Silva, Thirzá Augusta Azevedo |
Palavras-chave: | Turismo; Língua inglesa; Profissional do Turismo; Formação profissional; Linguística; English language; Linguistic; Tourism professional; Professional qualification; Tourism |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS Campus Aracaju Coordenadoria do Curso Superior em Gestão de Turismo |
Citação: | OLIVEIRA NETO, José Antônio de. Capacitação de Língua Inglesa para os estudantes de Gestão de Turismo do Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju: uma alternativa contra a barreira linguística. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Gestão em Turismo) – Instituto Federal de Educação, Aracaju, 2022 |
Resumo: | Ao observar o mundo globalizado juntamente com a competitividade no mercado de trabalho que além de explícita está cada vez mais forte pois há uma busca crescente por profissionais cada vez mais qualificados, percebeu-se que a comunicação é a melhor ferramenta para disseminar informações. O profissional de turismo deve estar sempre atento às modernizações do mercado em que atua, dominando diferentes idiomas para melhor atender os turistas internacionais. O uso da língua inglesa está crescendo ao redor do mundo para a comunicação internacional e algo que já está acontecendo pode tomar maior proporção, o inglês vai deixar de ser um diferencial para ser componente obrigatório no currículo. Neste sentido, o relatório apresentado neste documento versa sobre a realização de uma capacitação em língua inglesa que foi direcionada para estudantes do Curso de Gestão de Turismo do IFS, Campus Aracaju. A proposta aplicada apresentou a realização do curso de capacitação como uma alternativa eficiente a fim de minimizar a barreira linguística com a língua inglesa. Para tanto, o curso foi baseado em referenciais bibliográficos e fundamentada através das observações realizadas a partir do desempenho dos estudantes selecionados com aulas síncronos e assíncronos. Visto isso, o relatório apresenta a metodologia aplicada, os desafios enfrentados e os resultados alcançados através da criação e implantação do curso extracurricular em língua inglesa. Curso este que teve como propósito atenuar a barreira linguística dos estudantes de Gestão de Turismo que estudam no IFS Campus Aracaju, bem como estimulá-los a persistirem no processo de aprendizagem da língua inglesa. |
Resumo (segunda língua): | While spectating the globalised world along with competitiveness in the labour market that in addition to being explicit is increasingly strong because there is a growing search for increasingly qualified professionals. It was realised that communication is the best tool to disseminate information. The tourism professional should always be aware of the modernisation of the market in which they operate, mastering different languages to better serve international tourists. The use of the English language is growing around the world for international communication and something that is already happening may take on a greater proportion, English will cease to be a differential to be a mandatory component in the curriculum. In this sense, the report presented in this document deals with the realisation of an English language training that was directed to students of the IFS Tourism Management Course, Aracaju Campus. The applied proposal presented the completion of the training course as an efficient alternative in order to minimise the language barrier with the English language. To this end, the course was based on bibliographic references and based on observations made from the performance of selected students with synchronous and asynchronous classes. Given this, the report presents the methodology applied, the challenges faced and the results achieved through the creation and implementation of the extracurricular course in English. This course aimed to mitigate the language barrier of Tourism Management students studying at IFS Campus Aracaju, as well as encourage them to persist in the process of learning the English language. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1656 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Gestão de Turismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José Antônio de Oliveira Neto.pdf | 345,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.