Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Flávia Dantas-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T14:06:04Z-
dc.date.available2023-02-07T14:06:04Z-
dc.date.issued2021-09-02-
dc.identifier.citationSilva, Viviane Andrade. Percepção ambiental dos vendedores de um centro de compras sediado no bairro coroa do meio em Aracaju/SE. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Sergipe - IFS, Aracaju, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1697-
dc.description.abstractO presente artigo estuda de forma qualitativa a percepção ambiental dos vendedores de um Centro de Compras situado no Bairro Coroa do Meio em Aracaju. O estabelecimento faz parte de um Grupo Empreendedor Pernambucano, quarto maior do país e primeiro do Nordeste na área de Shopping Center. Quanto à metodologia, trata-se de uma análise descritiva, qualitativa e de observação. Para coleta de dados, foram realizadas quinze visitas no local para aplicação dos cento e dez questionários com os negociantes, representando 50% dos estabelecimentos do empreendimento comercial. Os resultados ilustraram que a maioria dos entrevistados apresentam um conhecimento prévio sobre coleta seletiva e os benefícios proporcionados pela reciclagem para o meio ambiente e para a população, sendo observado respectivamente em 88% e 97% das respostas. Contudo, segundo os dados da pesquisa, percebeu-se que 98% dos entrevistados não participaram das ações de educação ambiental promovidas pelo empreendimento e 31 % não sabem o destino dado aos resíduos sólidos gerados. Sendo assim, pode-se observar a necessidade de investir em mais ações de sensibilização ambiental envolvendo o público-alvo, a fim de promover a educação ambiental de forma mais eficaz no empreendimento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectgestão ambientalpt_BR
dc.subjectresíduos sólidospt_BR
dc.subjectcoleta seletivapt_BR
dc.subjectsensibilização ambientalpt_BR
dc.subjectenvironmental managementen
dc.subjectsolid wasteen
dc.subjectselective collecten
dc.subjectenvironmental awarenessen
dc.titlePercepção ambiental dos vendedores de um centro de compras sediado no bairro coroa do meio em Aracaju/SEpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental perception of sallers of a shopping center headquarters in bairro coroa do meio in Aracaju/SEpt_BR
dc.typeArticleen
dc.audience.educationLevelgraduacaopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Viviane Andrade-
dc.description.abstract2This article qualitatively studies the environmental perception of sellers in a Shopping Center located in Bairro Coroa do Meio in Aracaju. The establishment is part of a Grupo Empreendedor Pernambucano, the fourth largest in the country and the first in the Northeast in the Shopping Center area. As for the methodology, it is a descriptive, qualitative and observational analysis. For data collection, fifteen on-site visits were carried out to apply the one hundred and ten questionnaires with the traders, representing 50% of the establishments of the commercial enterprise. The results illustrated that most respondents have prior knowledge about selective collection and the benefits provided by recycling for the environment and the population, being observed respectively in 88% and 97% of the answers. However, according to the survey data, it was noticed that 98% of respondents did not participate in the environmental education actions promoted by the enterprise and 31% do not know the destination given to the solid waste generated. Thus, one can observe the need to invest in more environmental awareness actions involving the target audience, in order to promote environmental education more effectively in the enterprise.en
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Saneamento Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Percepção Ambiental dos Vendedores de um Centro de Compras.pdf758,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.