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dc.contributor.advisorVieira, Lício Valério Lima-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-14T19:30:34Z-
dc.date.available2023-04-14T19:30:34Z-
dc.date.issued2023-01-17-
dc.identifier.citationOliveira, Juliana Reis ; Souza, Paulo Freitas. Religiões afro-brasileiras e as relações com o turismo em Aracaju/SE. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe - IFS, Aracaju, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1742-
dc.description.abstractNa atualidade a relação entre o turismo e as religiões, vem sendo estudada mais profundamente, principalmente no Candomblé e na Umbanda, as quais eram outrora marginalizadas. No entanto, as religiões afro-brasileiras cada dia representam a possibilidade de expressão de fé, cultura e gastronomia. O presente artigo vem fazer uma análise sobre os orixás e sua relação com as comidas que são oferecidas a estas divindades, bem como, as relações possíveis entre religião e turismo. Com isso se pretende compreender a importância dos mitos para a estrutura ritualística das religiões afro-brasileiras, na perspectiva de compreender o papel das oferendas, enquanto elementos fundamentais para que a relação de troca existente entre homens e divindades seja concretizada. Poder trazer as suas festas com seus alimentos popularmente conhecidos como “comida de santo”, para o turismo religioso é de suma importância, uma vez que esses alimentos, são elaborados especificamente para cada Orixá, onde seu preparo é um cerimonial com os respectivos rituais, os alimentos depois de preparados são oferecidos aos Orixás acompanhados de rezas e cantigas. No decorrer da festa os alimentos são distribuídos para as pessoas presentes. São chamadas comida de axé. Este trabalho foi desenvolvido a partir de entrevistas semiestruturadas com os jovens representantes dos diferentes terreiros de Aracaju. Foi possível concluir que para esses representantes existem relações marcantes entre a comida de orixá, a religiosidade e o turismo. No entanto, estas relações necessitam ser mais bem compreendidas por todos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectOrixáspt_BR
dc.subjectTurismo Religiosopt_BR
dc.subjectFooden
dc.subjectOrixáspt_BR
dc.subjectReligious Tourismen
dc.titleReligiões afro-brasileiras e as relações com o turismo em Aracaju/SEpt_BR
dc.title.alternativeAfro-Brazilian religions and relations with tourism in Aracaju/SEen
dc.typeFinal Paperen
dc.audience.educationLevelgraduacaopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Juliana Reis-
dc.contributor.authorSouza, Paulo Freitas-
dc.description.abstract2Currently, the relationship between tourism and religions has been studied more deeply, especially in Candomblé and Umbanda, which were once marginalized. However, Afro-Brazilian religions each day represent the possibility of expressing faith, culture and gastronomy. This article analyzes the orixás and their relationship with the foods that are offered to these deities, as well as the possible relationships between religion and tourism. This is intended to understand the importance of myths for the ritualistic structure of Afro-Brazilian religions, from the perspective of understanding the role of offerings, as fundamental elements for the existing exchange relationship between men and divinities to be realized. Being able to bring your parties with your food popularly known as "comida de santo", for religious tourism is of paramount importance, since these foods are prepared specifically for each Orixá, where their preparation is a ceremonial with the respective rituals, the food, after being prepared, is offered to the Orixás accompanied by prayers and songs. During the party food is distributed to the people present. They are called axé food. This work was developed from semi-structured interviews with young representatives of different terreiros in Aracaju. It was possible to conclude that for these representatives there are strong relationships between orixá food, religiosity and tourism. However, these relationships need to be more well understood by everyone.en
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Gestão de Turismo

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