Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1745
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis, Igor Adriano de Oliveira-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-19T12:55:36Z-
dc.date.available2023-04-19T12:55:36Z-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.identifier.citationSantos, Claudio.A mnemotecnia como estratégia de aprendizagem significativa em biologia no ensino médio integrado: ressignificar saberes. . 2023. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Aracaju, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1745-
dc.description.abstractNa atualidade a neurociência e seus campos correlatos, mesmo ainda sendo recentes, tentam explicar e viabilizar os processos de ensino e aprendizagem de forma a utilizarem na contextualização dos conteúdos potencialmente exploráveis em Biologia, práticas que estimulem o raciocínio e os habilitem na internalização do conhecimento, bem como no resgate hierarquizado da memória por meio da aprendizagem significativa. Buscando respostas, a presente pesquisa intitulada “A Mnemotecnia Como Estratégia de Aprendizagem Significativa em Biologia no Ensino Médio Integrado: Ressignificar Saberes”, se apresenta com esse propósito. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a mnemotecnia enquanto recurso estratégico de aprendizagem significativa e ressignificação dos conteúdos em Biologia no curso Técnico Integrado de Alimentos (CTA) do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, na resolução de situações-problema e como objetivos específicos: a) compreender a categorização segundo a classificação proposta em Mnemonics Classification by Thompson (1987) apud Amiryousefi e Ketabi (2011) e sua aplicabilidade; b) verificar através de Produto Educacional (PE) denominado de “Guia Sugestivo de Técnicas Mnemônicas em Biologia”, o grau de conhecimento e satisfação de alunos e professores com esses recursos de ensino e aprendizagem no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no EMI e por fim, c) avaliar sugestões e adequações para a criação de um acervo de estratégias mnemônicas para o ensino e aprendizagem dos conteúdos da matriz curricular comum de Biologia. Por se tratar de uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa, utilizou-se da aplicação de questionários semiestruturados abertos e fechados em uma amostra de 1 professor e 22 alunos, sendo, o de diagnóstico para verificar o grau de entendimento sobre Mnemotecnia e o avaliativo após aplicação do PE como estratégia metodológica em Biologia com posterior Análise de Conteúdo que foram confrontados com os referenciais teóricos da pesquisa. Nas análises desenvolvidas verificou-se que o professor e aprendizes foram unânimes em afirmarem que o Guia Sugestivo de Técnicas Mnemônicas em Biologia como estratégia didático pedagógico para aplicação em espaços educacionais na EPT é relevante para se diversificar o ensino, sendo executável e necessário em outras disciplinas para o processo de aprendizagem, comprovando o potencial da Mnemotecnia como estratégia de ensino e aprendizagem significativa e uma maior e melhor compreensão dos conteúdos de forma dinâmica e criativa. Por fim, se faz necessário destacar que o propósito deste trabalho também foi ressaltar os aspectos teóricos e conceituais de forma ampla sobre Mnemotecnia como estratégia de ensino e aprendizagem na visão da Teoria da Aprendizagem Significativa ausubeliana e da neuroeducação, consolidando, dessa maneira, um acervo de extrema importância referencial e acadêmica que possibilite ampliação das temáticas abordadas. Dessa forma, estimular práticas pedagógicas alternativas e promissoras, conduzindo estudantes e professores para novas percepções e desmistificando o ato de memorizar-decorar-reproduzir por memorizar-imaginar-criar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherDepartamento de Pós-graduação-
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PRofEPT-
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectMnemotecnia. Neurociênciapt_BR
dc.subjectMeaningful Learningen
dc.subjectBiologyen
dc.subjectIntegrated High Schoolen
dc.subjectMnemotechnics. Neuroscienceen
dc.titleA mnemotecnia como estratégia de aprendizagem significativa em biologia no ensino médio integrado: ressignificar saberespt_BR
dc.title.alternativeMnemonics as a meaningful learning strategy in biology in integrated secondary education: re-signifying knowledgeen
dc.typeDissertationen
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Claudio-
dc.description.abstract2Currently, neuroscience and its related fields, even though they are still recent, try to explain and enable the processes of teaching and learning in order to use in the contextualization of potentially exploitable contents in Biology, practices that stimulate reasoning and enable them in the internalization of knowledge, as well as in the hierarchical rescue of memory through meaningful learning. Seeking answers, the present research entitled "Mnemotecnia as a Strategy for Meaningful Learning in Biology in Integrated High School: Resignifying Knowledge", is presented with this purpose. The research had as general objective to analyze the mnemotecnia as a strategic resource of significant learning and resignification of the contents in Biology in the Integrated Technical Course of Food (CTA) of the Integrated High School (EMI) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe (IFS), Aracaju Campus, in the resolution of problem-situations and as specific objectives: a) to understand the categorization according to the classification proposed in Mnemonics Classification by Thompson (1987) apud Amiryousefi and Ketabi (2011) and its applicability; b) verify through Educational Product (EP) called "Suggestive Guide of Mnemonic Techniques in Biology", the degree of knowledge and satisfaction of students and teachers with these teaching and learning resources in the context of Professional and Technological Education (ETC) in the EMI and finally, c) evaluate suggestions and adaptations for the creation of a collection of mnemonic strategies for the teaching and learning of the contents of the common curricular matrix of Biology. Because it is a research of applied nature with a qualitative approach, we used the application of open and closed semi-structured questionnaires in a sample of 1 teacher and 22 students, being the diagnosis to verify the degree of understanding about Mnemotecnia and the evaluative after application of the NP as a methodological strategy in Biology with subsequent Content Analysis that were confronted with the theoretical references of the research. In the analyses developed it was found that the teacher and learners were unanimous in stating that the Suggestive Guide of Mnemonic Techniques in Biology as a pedagogical didactic strategy for application in educational spaces in the EPT is relevant to diversify teaching, being executable and necessary in other disciplines for the learning process, proving the potential of Mnemotecnia as a significant teaching and learning strategy and a greater and better understanding of the content in a dynamic and creative way. Finally, it is necessary to highlight that the purpose of this work was also to highlight the theoretical and conceptual aspects in a broad way about Mnemotecnia as a teaching and learning strategy in the view of the Ausubellian Theory of Significant Learning and neuroeducation, consolidating, in this way, a collection of extremely important referential and academic importance that allows expansion of the themes addressed. Thus, stimulate alternative and promising pedagogical practices, leading students and teachers to new perceptions and demystifying the act of memorizing-memorizing-reproducing by memorizing-imagining-creating.en
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MESTRADO VERSÃO FINAL Claudio Santos IFS -.pdf124,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.