Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Flávia Dantas-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-08T14:47:37Z-
dc.date.available2023-05-08T14:47:37Z-
dc.date.issued2023-01-11-
dc.identifier.citationSantos, Jaelton Oliveira. Os eixos do saneamento ambiental na prática educacional da escola Prof Maria Madalena no Município de Sirir/SE. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação tecnológica em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Sergipe - IFS, Aracaju, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1754-
dc.description.abstractPor conta dos acontecimentos que vêm ocorrendo ao longo dos anos no meio ambiente, estudiosos perceberam que um dos meios para diminuir tais danos, é através da educação ambiental. Para isto, é necessário analisar se as atividades voltadas a EA estão sendo desenvolvidas nas escolas como a lei exige. O objetivo desta pesquisa é avaliar a abordagem dos princípios dos eixos do saneamento trabalhados no contexto prático escolar na Escola Profa Maria Madalena, no município de Siriri/SE. Este trabalho foi feito por meio de pesquisas bibliográficas descritivas e aplicação de questionários. Os questionários foram realizados em sala para os alunos e o professor, com perguntas objetivas e subjetivas. Participaram 20 alunos, com faixa etária de 10 a 13 anos, que estudam temáticas ambientais e, como também, os eixos do saneamento ambiental. Do total entrevistado 75% responderam saber o que é educação ambiental e 60% afirmaram saber o que é saneamento ambiental. Segundo os alunos os temas mais abordados pelo o professor são o consumo de água potável e doenças transmitidas pela água. Seguindo a lógica, 80% afirmaram conhecer doenças que podem ser transmitidas pela água. Assim, foi possível visualizar que apesar das temáticas ambientais serem abordadas é necessário trabalhar tais questões com maior frequência com intuito de haver maior entendimento dos alunos para assim descreverem com maior propriedade quando questionados em relação ao meio ambiente.pt_BR
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectSaneamento básciopt_BR
dc.subjectEducação ambiental Formalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectBasic sanitationen
dc.subjectFormal environmental educationen
dc.subjectinterdisciplinarityen
dc.titleOs eixos do saneamento ambiental na prática educacional da escola Prof Maria Madalena no Município de Sirir/SEpt_BR
dc.title.alternativeThe axes of sanitation in the educational practice of Prof Maria Madalena in the municipality of Siriri/SEen
dc.typeFinal Paperen
dcterms.publisherCampus Aracajupt_BR
dcterms.publisherCoordenadoria de Tecnologia em Saneamento Ambiental - CSApt_BR
dc.audience.educationLevelgraduacaopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Jaelton Oliveira-
dc.description.abstract2Due to the events that have been taking place over the years in the environment, scholars have realized that one of the means to reduce such damage is through environmental education. For this, it is necessary to analyze whether activities aimed at EE are being developed in schools as required by law. The objective of this research is to evaluate the approach to the principles of the sanitation axes worked in the practical school context at the Profa Maria Madalena School, in the municipality of Siriri/SE. This work was done through descriptive bibliographic research and application of questionnaires. The questionnaires were carried out in the classroom for the students and the teacher, with objective and subjective questions. 20 students participated, aged between 10 and 13 years, who study environmental themes and, as well, the axes of environmental sanitation. Of the total respondents, 75% said they knew what environmental education is and 60% said they knew what environmental sanitation is. According to the students, the topics most addressed by the teacher are drinking water consumption and waterborne diseases. Following the logic, 80% said they knew about diseases that can be transmitted by water. Thus, it was possible to visualize that despite the environmental themes being addressed, it is necessary to work on such issues more frequently in order to have a greater understanding of the students so that they can describe with greater propriety when questioned in relation to the environment.en
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Saneamento Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os eixos do saneamento ambiental na prática educacional da escola Prof Maria Madalena no Município de SirirSE.pdf460,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.