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dc.contributor.otherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-29T19:50:09Z-
dc.date.available2023-05-29T19:50:09Z-
dc.date.issued2022-09-10-
dc.identifier.citationMELO, C. O.; LUFT, M. C. M. S.; ROCHA, R. O. Processo Decisório para Adoção Tecnológica em uma Instituição de Ensino. REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1-15, 2022. DOI: 10.18696/reunir.v12i2.987. Disponível em: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/987. Acesso em: 29 maio. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn22373667-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1771-
dc.description.abstractO estudo do processo decisório é importante para todas as organizações, sejam elas entidades públicas ou privadas. O processo decisório é também relevante para adoção tecnológica, uma vez que o uso de ferramentas de tecnologia da informação tornou-se frequente em atividades e estratégias organizacionais, inclusive em instituições de ensino. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar o processo decisório para adoção tecnológica em uma instituição de ensino. Especificamente o trabalho buscou identificar, sob a ótica de gestores educacionais, e a partir do modelo de Rogers (2003), os elementos que compõem cada etapa do processo decisório. Para alcance deste objetivo foi empreendida uma pesquisa qualitativa com estudo de caso único e coleta de dados por meio de entrevistas, análise documental e observação direta no Instituto Federal de Sergipe (IFS). De forma geral, a análise do fluxo do processo decisório, e suas etapas, para a adoção das tecnologias da informação e comunicação (TICs)no Instituto Federal de Sergipe, demonstra que diversas iniciativas importantes já são realizadas na instituição, algumas, no entanto, foram identificadas como esforços individuais dos gestores e não como um processo institucionalizado. Dentre as contribuições teóricas dessa pesquisa estão a identificação e discussão de componentes a cada uma das etapas do processo decisório para adoção tecnológica, proposto por Rogers(2003), em instituições públicas de ensino. No rol das implicações práticas, têm-se que as etapas de conhecimento e implementação são as mais robustas ao processo decisório, demandam maior atuação dos gestores de áreas finalísticas e são bem sucedidas quando resultantes da cooperação com técnicos da área de tecnologia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Administração, Ciências Contábeis e Sustentanbilidadept_BR
dc.relation.ispartofseries2;-
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectAdoção tecnológicapt_BR
dc.subjectInstituição de ensinopt_BR
dc.subjectDecision making processen
dc.subjectTechnologicaladoptionen
dc.subjectEducational institution.en
dc.titleProcesso Decisório para Adoção Tecnológica em uma Instituição de Ensinopt_BR
dc.title.alternativeDecision-makingProcessfor Technological Adoption in a Teaching Institutionen
dc.typeArticleen
dc.contributor.authorMelo, Caroline Oliveira-
dc.contributor.authorLuft, Maria Conceição Melo Silva-
dc.contributor.authorRocha, Ronalty Oliveira-
dc.description.abstract2The study of decision making is important for all organizations, whether public or private. Thedecision-making process is also relevant for technological adoption, as the use of information technology tools has become frequent in organizational activities and strategies, including in educational institutions. In this context, this article aims to analyze the decision-makingprocess for technological adoption in an educational institution. Specifically, the work sought to identify, from the perspective of educational managers, and from Rogers2003) model, the elements that make up each step of the decision-makingprocess. To achieve this objective, a qualitative research with a single case study was undertaken at the Federal Institute of Sergipe (IFS). In general, the analysis of the decision-making process flow, and its stages, for the adoption ofinformation and communication technologies(ICTs)at the Sergipe Federal Institute, demonstrates that several important initiatives are already carried out at the institution, some, however, wereidentified more as individual efforts of the institutions managers than as an institutionalized process.The theoretical contributions of this research include the identification and discussion of components for each of the stages of the decision-making process for technology adoption, proposed by Rogers (2003), in public educational institutions. In terms of practical implications, the knowledge and implementation phases are the most robust in the decision-making process, require greater action by end-area managers, and are successful when they result from collaboration with technicians of technology field.en
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