Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1784
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.other | Brazilian Journal of Development | en |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T16:29:41Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T16:29:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Danise Vivian Gonçalves, FONSECA, Beatriz Francisca Souza, SOUZA, Iranilde dos Santos Rocha.O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória, Curitiba, v.7, n.12, p. 118072-118079 dec. 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41457. Acesso em: 5 julh. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-8761 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1784 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho relata a experiência de implantação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Sergipe- IFS/Campus Glória, no período de 2012 a 2015. Tal compartilhamento torna-se sumário por possibilitar a discussão e reflexão coletiva das práticas adotadas, a articulação de pesquisadores, profissionais e/ou instituições que se debruçam sobre a temática da inclusão especificamente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assim como a maturação conjunta de ações. Para tanto, adotaremos como perspectiva metodológica a análise coletiva das etapas da implantação que foram vivenciadas, assim como das ações e estratégias que emergiram nesse processo. Sintetizando o que foi experienciado ao longo do processo de implantação, faz-se necessário ressaltar que, embora se reconheça a necessidade de intensificar e aprimorar as ações realizadas pelo NAPNE no processo de implantação relatado, foi possível notar, uma crescente mudança cultural na forma de pensar e fazer educação inclusiva na rotina escolar do IFS/Campus Glória | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Brazilian Journal of Development, | pt_BR |
dc.subject | Necessidades educacionais específicas | pt_BR |
dc.subject | NAPNE | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ações inclusivas | pt_BR |
dc.subject | Specific educational needs | en |
dc.subject | Inclusive education | en |
dc.subject | Inclusive actions | en |
dc.title | O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória | pt_BR |
dc.title.alternative | The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória | en |
dc.type | Article | en |
dc.contributor.author | Santos, Danise Vivian Gonçalves dos | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Beatriz Francisca Souza | - |
dc.contributor.author | Souza, Iranilde dos Santos Rocha | - |
dc.description.abstract2 | This paper reports the experience of implementing the Center for Assistance to People with Specific Needs (NAPNE) of the Federal Institute of Sergipe - IFS / Campus Glória, in the period 2012 to 2015. Such sharing becomes summary because it enables the discussion and collective reflection of the practices adopted, the articulation of researchers, professionals and/or institutions that address the theme of inclusion specifically in the Federal Network of Vocational, Scientific and Technological Education, as well as the joint maturation of actions. To this end, we will adopt as our methodological perspective the collective analysis of the stages of implementation that were experienced, as well as the actions and strategies that emerged in this process. Synthesizing what was experienced throughout the implementation process, it is necessary to emphasize that, although we recognize the need to intensify and improve the actions taken by NAPNE in the implementation process reported, it was possible to note a growing cultural change in the way of thinking and doing inclusive education in the school routine of IFS / Campus Glória. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O processo de implantação do núcleo de atendimento.pdf | 221,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.