Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T14:33:08Z-
dc.date.available2023-07-26T14:33:08Z-
dc.date.issued2020-08-22-
dc.identifier.citationAndrade, Paula Danyelle Santana de.; Palmeira, Alessandra Acioli.; Santos, Juliane Costa França. A busca por uma educação profissional e tecnológica além da formação para o mercado de trabalho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnologica. Rio Grande do Norte, v. 2, n. 19, p. e10031, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.10031. Disponível em:https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10031. Acesso em 25 Jul. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn1983-0408-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1793-
dc.description.abstractEste artigo tem como temática central a busca por uma educação profissional tecnológica além da formação mercadológica. Para tanto, os procedimentos metodológicos desta análise estão guiados por estudos bibliográficos. Os fundamentos teóricos se consolidam a partir das concepções do materialismo histórico dialético, da formação omnilateral, do trabalho como princípio educativo e do currículo integrado. Parte-se do pressuposto que o objetivo de uma sociedade com perspectiva de formação omnilateral, segundo Marx, é algo para o futuro. Essa transição requer o domínio dos trabalhadores sobre o conteúdo do seu próprio trabalho, e através da práxis, atuariam na sua realidade transformando-a. Assim, a escola e os seus currículos são fundamentais para a emancipação da classe trabalhadora, na medida em que se comprometam com projetos libertários, baseados no trabalho como princípio educativo. Destarte, o Ensino Médio Integrado, representa um tipo de travessia para a politecnia, por buscar reconstruir a totalidade da realidade através da formação humana integral.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira da Educação Profissional e Tecnologicapt_BR
dc.relation.ispartofseries19;-
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectFormação Humana Integralpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectIntegrated High Schoolen
dc.subjectIntegral Human Formationen
dc.subjectJobpt_BR
dc.titleA busca por uma educação profissional e tecnológica além da formação para o mercado de trabalhopt_BR
dc.title.alternativeThe search for a professional and technological education in addition to training for the job marketen
dc.typeArticleen
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Paula Danyelle Santana de-
dc.contributor.authorPalmeira, Alessandra Acioli-
dc.contributor.authorSantos, Juliane Costa França-
dc.description.abstract2This article has as its central theme the search for technological professional education in addition to marketing training. For this, a bibliographic research was developed and dialectical historical materialism was used as a theoretical reference. It is assumed that the objective of a society, which has an omnilateral formation perspective, according to Marx, is something for the future. This transition process requires the workers' mastery over the content of their own work, where through praxis, they would act in their own reality, transforming it. Thus, the school and its curricula are fundamental for the emancipation of the working class, insofar as they are committed to libertarian projects, based on work as an educational principle. For this, Integrated High School represents a type of crossing for polytechnic, as it seeks to reconstruct the perception of the totality of reality, through integral human formation.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ALÉM DA FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.