Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1794
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-26T15:14:40Z | - |
dc.date.available | 2023-07-26T15:14:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-14 | - |
dc.identifier.citation | Andrade, Paula Danyelle Santana de.; Melo, Sônia Pinto de Albuquerque. A opção pelos cursos do Ensino Médio Integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Rio Grande do Norte, v. 2, n. 19, p. e9895, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.10031. Disponível: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9895 . Acesso em 25 Jul. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-0408 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1794 | - |
dc.description.abstract | Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia têm ocupado um papel importante na oferta do Ensino Médio Integrado (EMI). Segundo Ciavatta (2014), Ramos (2010) e Moura (2010), o EMI trata-se de uma possibilidade de superação da dualidade educacional historicamente constituída no Brasil. Destarte, buscou-se compreender sobre a importância da escolha consciente dos estudantes acerca dos cursos técnicos integrados. Assim, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o histórico da trajetória desses institutos, tratando da relação entre a educação básica e a profissional. Trouxe-se a concepção de EMI, demonstrando o papel que esse formato de ensino tem para a sociedade. Posteriormente, tratou-se sobre a importância de uma escolha consciente pelos estudantes ao optarem por um curso do EMI. Com isso, verificamos que muitos os alunos optam por ingressar nos técnicos integrados ao ensino médio por influências externas, muitas vezes, distanciando-se de seus projetos de futuro. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | 19; | - |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Institutos Federais | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Integrated High School | en |
dc.subject | Federal Institutes | en |
dc.subject | Students | en |
dc.title | A opção pelos cursos do Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.title.alternative | The option for integrated high school courses | en |
dc.type | Article | en |
dc.audience.educationLevel | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Andrade, Paula Danyelle Santana de | - |
dc.contributor.author | Melo, Sônia Pinto de Albuquerque | - |
dc.description.abstract2 | The FederalInstitutes of Education, Science and Technology have played an important role in the offer of Integrated High School (EMI). According to Ciavatta (2014), Ramos (2010) and Moura (2010), EMI is a possibility to overcome the educational duality historically constituted in the country. Thus, we sought to understand the importance of students' consciouschoice about integrated technical courses. Thus, a bibliographic search was made on the history of the trajectory of these institutes, dealing with the relationship between basic and professional education. The concept of EMI was brought up, demonstratingthe role that this teaching format has for society. Subsequently, it was about the importance of conscious choice by students when choosing an EMI course. Thus, we found that many students choose to join technicians integrated into high school by externalinfluences, often distancing themselves from their future projects | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A OPÇÃO PELOS CURSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.pdf | 4,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.