Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T15:14:40Z-
dc.date.available2023-07-26T15:14:40Z-
dc.date.issued2020-05-14-
dc.identifier.citationAndrade, Paula Danyelle Santana de.; Melo, Sônia Pinto de Albuquerque. A opção pelos cursos do Ensino Médio Integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Rio Grande do Norte, v. 2, n. 19, p. e9895, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.10031. Disponível: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9895 . Acesso em 25 Jul. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn1983-0408-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1794-
dc.description.abstractOs Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia têm ocupado um papel importante na oferta do Ensino Médio Integrado (EMI). Segundo Ciavatta (2014), Ramos (2010) e Moura (2010), o EMI trata-se de uma possibilidade de superação da dualidade educacional historicamente constituída no Brasil. Destarte, buscou-se compreender sobre a importância da escolha consciente dos estudantes acerca dos cursos técnicos integrados. Assim, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o histórico da trajetória desses institutos, tratando da relação entre a educação básica e a profissional. Trouxe-se a concepção de EMI, demonstrando o papel que esse formato de ensino tem para a sociedade. Posteriormente, tratou-se sobre a importância de uma escolha consciente pelos estudantes ao optarem por um curso do EMI. Com isso, verificamos que muitos os alunos optam por ingressar nos técnicos integrados ao ensino médio por influências externas, muitas vezes, distanciando-se de seus projetos de futuro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.relation.ispartofseries19;-
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectIntegrated High Schoolen
dc.subjectFederal Institutesen
dc.subjectStudentsen
dc.titleA opção pelos cursos do Ensino Médio Integradopt_BR
dc.title.alternativeThe option for integrated high school coursesen
dc.typeArticleen
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Paula Danyelle Santana de-
dc.contributor.authorMelo, Sônia Pinto de Albuquerque-
dc.description.abstract2The FederalInstitutes of Education, Science and Technology have played an important role in the offer of Integrated High School (EMI). According to Ciavatta (2014), Ramos (2010) and Moura (2010), EMI is a possibility to overcome the educational duality historically constituted in the country. Thus, we sought to understand the importance of students' consciouschoice about integrated technical courses. Thus, a bibliographic search was made on the history of the trajectory of these institutes, dealing with the relationship between basic and professional education. The concept of EMI was brought up, demonstratingthe role that this teaching format has for society. Subsequently, it was about the importance of conscious choice by students when choosing an EMI course. Thus, we found that many students choose to join technicians integrated into high school by externalinfluences, often distancing themselves from their future projectsen
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A OPÇÃO PELOS CURSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.pdf4,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.