Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1795
Título: Por uma participação de corpo inteiro: refletindo sobre dimensão corporal e participação de crianças nas práticas pedagógicas da Educação infantil
Título(s) alternativo(s): For a full body participation: reflecting on the corporal dimension and participation of children in the pedagogical practices of Early Childhood Education
Autor(es): Campos, Rafaely Karolynne do Nascimento
Palavras-chave: Educação Infantil; Participaçãode crianças; Dimensão corporal; Direitos; Prática pedagógica; Early education; Participation of children; Body dimension; Rights; Pedagogical practice
Data do documento: 21-Mar-2023
Editor: Revista Diálogo Educacional
Citação: Campos, Rafaely Karolynne do Nascimento; Ramos, Tacyana Karla Gomes. Por uma participação de corpo inteiro: refletindo sobre a dimensão corporal e participação de crianças nas práticas pedagógicas da educação Infantil. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.23, n. 76, p. 230-251, jan./mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS09. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/29804. Acesso em: 26 jul. 2023.
Série/Relatório no.: 76;
Resumo: Este estudo traz contribuições de uma pesquisa de doutorado que assumiu como problemática investigativa compreender as formas de participação de crianças na Educação Infantil e suas influências na prática pedagógica, utilizando procedimentos metodológicos inspirados na Etnografia. Os participantes do estudo Este estudo traz contribuições de uma pesquisa de doutorado que assumiu como problemática investigativa compreender as formas de participação de crianças na Educação Infantil e suas influências na prática pedagógica, utilizando procedimentos metodológicos inspirados na Etnografia. Os participantes do estudo
Resumo (segunda língua): This study brings contributions from a doctoral research that took in as an investigative problem to understand the forms of participation of children in Early Childhood Education and its influences on pedagogical practice, using methodological procedures inspired by Ethnography. The study participants are seventeen children, of both sexes, aged three and four years and a teacher, members of a public institution of Early Childhood Education. Thereby, the research that gave rise to this text highlighted the body as part of the forms of participation of children in Early Childhood Education and, by bringing it, questions the ways of this participation in face of the forms of regulatory control instituted in the context of the educational institution. In this discussion, we intend to highlight the right to participation of children in the educational context and its relationships with the body dimension, seeking to problematize the practices of discipline and control of children's social actions through the silencing of the experiences of their bodies instituted by the teacher. We made use of studies of the Sociology of Childhood to constitute the analysis, which shows that the different forms of participation of children indicate the need that they have to express themselves, mainly with their bodies. The raised data considered a mismatch between the right of children to participate, especially in the practices proposed by the teacher, so, it’s necessary to reflect on the controlling and limiting ways that are imposed in educational contexts on the body dimension of children.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1795
ISSN: 1981-416X
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Por uma participação de corpo inteiro.pdf7,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.