Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1796
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-31T13:41:05Z-
dc.date.available2023-07-31T13:41:05Z-
dc.date.issued2023-05-16-
dc.identifier.citationCampos, Rafaely Karolynne do Nascimento; Ramos, Tacyana Karla Gomes. Negociando a participação nas práticas pedagógicas: Formas de participação das crianças no contexto de Educação infantil. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 10, n. 02, p. 42-53, 16 jan. 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8408. Acesso em: 27 Jun. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2358-8322-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1796-
dc.description.abstractO presente estudo parte da necessidade teórica e política de se construir e aprofundar contributos sobre os modos de participação das crianças pequenas no processo educativo, com a finalidade de sinalizar aos profissionais da Educação Infantil possibilidades de oportunizar espaços de participação compatíveis com as culturas da infância, ou seja, que atendam aos modos de expressão das crianças. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de negociação das crianças como um modo de participação nas práticas pedagógicas. Os participantes do estudo são dezessete crianças, de ambos os sexos, com idades de três e quatro anos e uma professora, integrantes de uma escola municipal de Educação Infantil. Para a produção de dados foram utilizadas observação participante, anotações em diário de campo e gravações em vídeo. Foram realizados grupos de interesses com as crianças e entrevista semiestruturada com a professora. As análises revelaram que as crianças não recebem passivamente o que lhes é proposto, antes participam de diversas maneiras, negociando as práticas que lhes são apresentadas. Nesse contexto, conclui-se que as crianças em diversas situações rompem com a perspectiva dessas práticas, revelando suas potencialidades, demonstrando o desejo de participar a partir de seus próprios interesses.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevistas Humanidades e Inovaçãopt_BR
dc.relation.ispartofseries02;-
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectNegociaçãopt_BR
dc.subjectParticipação Infantilpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectEarly Childhood Educationen
dc.subjectNegotiationen
dc.subjectChildren’s Participationen
dc.subjectPedagogical Practiceen
dc.titleNegociando a participação nas práticas pedagógicas: Formas de participação das crianças no contexto de Educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeNegotiating participation in pedagogical practices: Forms of children's participation in the context of Early Childhood Educationen
dc.typeArticleen
dc.audience.educationLeveldoutoradopt_BR
dc.contributor.authorCampos, Rafaely Karolynne do Nascimento-
dc.contributor.authorRamos, Tacyana Karla Gomes-
dc.description.abstract2The current study comes from the theoretical and political need to build and deepen contributions about the forms of participation of young children in the educational process, aiming to signal to professionals of Early Childhood Education possibilities to provide opportunities for spaces of participation that are compatible with the cultures of childhood, that is, that meet the ways of expression of children. In that way, the goal of this work is to analyze the process of negotiation of children as a way of participation in pedagogical practices. The participants of the study are seventeen children, of both sexes, aged three and four years and a teacher, members of a public institution of Early Childhood Education. For data production, we used participant observation, notes in field diary, and video recordings. Interest groups were performed with the children and a semi-structured interview was performed with the teacher. The analyses revealed that the children do not passively receive what is proposed to them, rather they participate in different ways, negotiating the practices that are presented to them. In that context, it’s concluded that children in different situations break with the perspective of these practices, revealing their potential, showing their wish to participate based on their own interests.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
negociando a participação nas práticas pedagógicas.pdf377,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.