Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Adriana Virgínia Santana.-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-09-25T17:23:47Z-
dc.date.available2023-09-25T17:23:47Z-
dc.date.issued2023-07-19-
dc.identifier.citationSOUSA, Saulo Rodrigo Nascimento. Análise das condições de conforto térmico, lumínico e acústico em salas de aula do Instituto Federal de Sergipe: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1818-
dc.description.abstractO conforto ambiental é um elemento de grande importância em uma sala de aula, sem as condições adequadas para a permanência nesse ambiente, a aprendizagem pode ficar seriamente comprometida. O objetivo desse trabalho foi diagnosticar se as condições de conforto térmico, acústico e lumínico em salas de aula do Instituto Federal de Sergipe atendem aos requisitos normativos previstos para esse tipo de ambiente. A metodologia utilizada envolveu uma abordagem quantitativa e qualitativa, com medições dos parâmetros de conforto das salas de aula, além da aplicação de questionários aos usuários. Os resultados indicaram que as salas de aula sem ar condicionado não proporcionam conforto térmico aos usuários nos horários em que foram realizadas as medições, as condições de conforto acústico não atenderam aos critérios normativos em nenhuma das salas e devem ser melhoradas, também foi constatado que as condições de conforto lumínico não são ideais, sendo necessária a busca de soluções para a melhoria delas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectConforto ambientalpt_BR
dc.subjectSalas de aulapt_BR
dc.subjectConforto térmicopt_BR
dc.subjectConforto acústicopt_BR
dc.subjectConforto lumínicopt_BR
dc.subjectEnvironmental comforten
dc.subjectClassroomsen
dc.subjectThermal comforten
dc.subjectAcoustic comforten
dc.subjectLuminous comforten
dc.titleAnálise das condições de conforto térmico, lumínico e acústico em salas de aula do Instituto Federal de Sergipe: um estudo de caso.pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the conditions of thermal, luminous and acoustic in classrooms of the Federal Institute of Sergipe: A case study.en
dc.typeFinal Paperpt_BR
dc.audience.educationLevelgraduacaopt_BR
dc.contributor.authorSousa, Saulo Rodrigo Nascimento.-
dc.description.abstract2Environmental comfort is a highly important element in a classroom setting. Without proper conditions for staying in this environment, learning can be seriously compromised. The objective of this study was to assess whether the thermal, acoustic, and lighting comfort conditions in classrooms at the Federal Institute of Sergipe meet the Standards for these environments. The methodology employed a quantitative and qualitative approach, including measuring comfort parameters and conducting a survey to classroom users. The results indicated that classrooms without air conditioning do not provide thermal comfort to users during the measured periods. The acoustic comfort conditions did not meet the normative criteria in any of the classrooms and need to be improved. It was also observed that the lighting comfort conditions are not ideal, requiring the pursuit of solutions for their enhancement.en
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise das condições de conforto térmico, lumínico e.pdf4,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.