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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1843
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Ronise Nascimento de | - |
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T13:55:52Z | - |
dc.date.available | 2023-10-24T13:55:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA. Juliana de Almeida Aguiar. Grêmio estudantil 28 de Março: perspectivas crítica, cidadã e participativa nos espaços não-formais de educação quanto ao mundo do trabalho (2019-2022). 2023. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) - Instituto Federal de Sergipe - IFS. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1843 | - |
dc.description.abstract | Essa dissertação se insere nas discussões acerca da formação do movimento estudantil secundarista (as agremiações) como espaços não-formais de educação na e os reflexos no mundo do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Articulando-se, tem como objetivo principal “compreender de que forma as agremiações, como espaço não formal de educação, funciona na construção/contribuição desses\as estudantes para a formação omnilateral, politécnica e integral dentro de EPT; e assim, como reflete para a sociedade e o mundo do trabalho uma atuação crítica-cidadã e democrática”. Para isso, a pesquisa enfoca os espaços não formais de educação, que funcionam como um locus de formação política, associando-se aos fundamentos omnilateral, politécnia e integral. Com isso, faz-se necessário entender o papel dos grêmios estudantis dentro das escolas e os impactos nesses estudantes na passagem pelo grêmio quando chegam ao mundo do trabalho. O objeto de estudo é o Grêmio estudantil 28 de Março, do Campus Aracaju, do Instituto Federal de Sergipe, e seu papel dentro da Instituição e seus sujeitos, os estudantes gremistas que passaram por ele. Para o alcance dos objetivos propostos, a pesquisa adotará como instrumentos para coleta de dados: questionários e a pesquisa participante com os estudantes das últimas gestões (Gestão Plural 2019/2020) e Gestão Lute (2021/2022); seguida da análise/interpretação de dados por meio da abordagem qualitativa, mediante as técnicas da análise de conteúdo; análise documental e bibliográfica numa perspectiva teórica e metodológica assumidamente pela Educação Popular. Mergulhando numa pesquisa-participante, visando à obtenção de um produto educacional; a produção fílmica sobre a vivência desses/as estudantes gremistas que atuam ou atuaram por gestões de organizações estudantis dentro do Grêmio 28 de Março. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFS - Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.subject | Movimento estudantil secundarista | pt_BR |
dc.subject | Agremiações | pt_BR |
dc.subject | Espaços não- formais de educação | pt_BR |
dc.subject | Formação crítico-cidadã e democrático | pt_BR |
dc.subject | Mundo do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Associations | pt_BR |
dc.subject | Secondary student movement | pt_BR |
dc.subject | Non-formal spaces of education | pt_BR |
dc.subject | Critical-citizen and democratic training | pt_BR |
dc.subject | World of work | pt_BR |
dc.title | Grêmio estudantil 28 de Março: perspectivas crítica, cidadã e participativa nos espaços não-formais de educação quanto ao mundo do trabalho (2019-2022) | pt_BR |
dc.title.alternative | Student Union 28 de Março: critical, civic and participatory perspectives in non-formal education spaces regarding the world of work (2019-2022) | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Juliana de Almeida Aguiar | - |
dc.description.abstract2 | This dissertation is part of the discussions on the formation of the secondary movement (the associations) as non-formal spaces of education in and the reflexes in the world of work in Vocational and Technological Education. Articulating, its main objective is “to understand how the associations, as a non-formal space of education, work in the construction/contribution of these students to the omnilateral, polytechnic and integral training within the EPT; and thus, as a critical-citizen and democratic action reflects for society and the world of work”. For this, the research focuses on non-formal spaces of education, which function as a locus of political formation, associating themselves with omnilateral, polytechnic and integral foundations. With this, it is necessary to understand the role of student unions within schools and the impacts on students in passing through the union when they arrive at the world of work. The object of study of the 28 de Março Student Union, Campus Aracaju, of the Federal Institute of Sergipe, and its object of study within the Institution and its paper judges, are processed by Grêmio students. To achieve the proposed objectives, the research will adopt data collection2: the students and the research participants with the students of the Gestão Plural (2019/2020) and Gestão Lute (2021/2020); Through the practical content approach, the techniques of data analysis/interpretation through practical content analysis; documental and bibliographic openly theoretical and methodological by Popular Education. Immersing research, in a separate maintenance of an educational product; a study the physical production on the experience of Grêmio de 28 Março students who work or have acted on behalf of organizations within Grêmio 28 de Março. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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