Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, José Osman dos-
dc.contributor.advisorSantos, Elza Ferreira-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-01T17:52:58Z-
dc.date.available2023-12-01T17:52:58Z-
dc.date.issued2019-10-11-
dc.identifier.citationSCHETINE, Danyelle Cruz. Projetos integradores: Trabalho como Princípio Educativo, Politécnica e Formação Omnilateral. Orientador: José Osman dos Santos. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1850-
dc.description.abstractEste trabalho pretende discutir como a integração entre as disciplinas propedêuticas e técnicas se dão no Instituto Federal de Alagoas, tendo como recorte os Projetos Integradores do Curso do Proeja de Alimentos do Campus Piranhas. Esta dissertação está organizada em 3 capítulos abordando um panorama dos Projetos Integradores na região Nordeste, a trajetória da Instituição e as questões relativas a implantação do Proeja no Ifal, refletir como pensam sobre a questão do trabalho e por fim, as consequências do neotecnicismo pedagógico e como os Projetos Integradores podem ser uma solução para evitar a perspectiva da educação enquanto preparo apenas para o mercado de trabalho. A seguir, um capítulo metodológico, abordando a observação dos Projetos Integradores e da produção do produto educacional - um vídeo documentário abordando as questões trabalhadas na dissertação e os resultados da pesquisa, buscando compreender como docentes e discentes perceberam a experiência do Projeto Integrador no curso de Alimentos. O produto apresentado aqui neste trabalho, tem como foco principal, servir de apoio didático a programas de formação de professores, Jornadas Pedagógicas e oficinas sobre como fazer Projetos Integradores e foi aplicado em dois locais e eventos para docentes: na Jornada Pedagógica do IFS- Campus Lagarto e numa reunião de professores no IFAL- Campus Piranhas. Os resultados da avaliação destes docentes está apresentado no apêndice desta dissertação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectIFALpt_BR
dc.subjectProjetos Integradorespt_BR
dc.subjectTrabalho como Princípio Educativopt_BR
dc.subjectEPTpt_BR
dc.subjectIntegrators projectsen
dc.subjectI work as an educational principleen
dc.titleProjetos integradores: Trabalho como Princípio Educativo, Politécnica e Formação Omnilateral.pt_BR
dc.title.alternativeIntegrative projects: Work as an Educational Principle, Polytechnic and Omnilateral Training.en
dc.typeDissertationen
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorSchetine, Danyelle Cruz-
dc.description.abstract2This work intends to discuss how the integration between the propedeutic and technical disciplines is given at the Federal Institute of Alagoas, with the incorporation of the integrators projects of the course of the food Proeja- Campus Piranhas. This dissertation is organized in 3 chapters addressing a summary of the integrators projects in the Northeast region, the trajectory of the institution and the questions concerning the implantation of the Proeja in Ifal, reflecting how they think about the issue of work and finally, the Consequences of pedagogical neotechnicism and how integrative projects can be a solution to avoid the perspective of education while preparing only for the labor market. Next, a methodological chapter, addressing the observation of integrative projects and the production of the educational product-a documentary video addressing the questions worked in the dissertation and the results of the research, seeking to understand how Professors and students perceived the experience of the integrative project in the course of food. The product presented here in this work, has as main focus, serve as didactic support to teacher training programs, pedagogical journeys and workshops on how to make integrative projects and was applied in two places and events for teachers: in IFS Pedagogical Journey-Campus Lagarto and a meeting of teachers at IFAL-Campus Piranhas. The results of the evaluation of these professors are presented in the appendix of this dissertation.en
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProfEPT IFS Dissertação Danyelle Cruz Schetine.pdfDissertação18,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.