Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1859
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Ronise Nascimento de | - |
dc.contributor.other | Instituto Federal Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T14:56:01Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T14:56:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-29 | - |
dc.identifier.citation | LOBÃO, Fabiana de Oliveira. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: desafios e conquistas no percurso de acesso, permanência e êxito para os estudantes assistidos pelo Napne e a equipe multidisciplinar no IFS/Campus Aracaju. Orientador: Ronise Nascimento de Almeida. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1859 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa teve como objetivo analisar a concepção de educação inclusiva e seus indicadores desafiantes e facilitadores, vivenciados pela equipe multiprofissional e estudantes acompanhados pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) no percurso do acesso, permanência e êxito do curso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)/Campus Aracaju. Para tanto, baseou-se, quanto à abordagem, em pesquisa qualitativa cujo método foi organizado enquanto estudo de caso, tendo como procedimentos de coletas de dados pesquisa documental, revisão bibliográfica, aplicação de questionários e entrevista individual semiestruturada, e, no que se refere à análise dos dados, fez uso da técnica de análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa foram todos estudantes assistidos pelo Napne que concluíram o percurso formativo em 2017, bem como a equipe multidisciplinar do IFS/Campus Aracaju. Como principais resultados da pesquisa, identificamos que a concepção de educação inclusiva esteve vinculada à noção de uma educação que contemple a diversidade dos sujeitos na perspectiva de direito do acesso de todos à educação. Os aspectos desafiantes sinalizados perpassaram questões relacionadas às barreiras de comunicação, atitudinal e arquitetônica. Já os elementos facilitadores apontaram questões relacionadas à garantia da oferta de reserva de vagas; à apresentação de editais, publicações e processos seletivos adaptados; à adequação dos espaços, metodologias, posturas, sistemas e processos; à necessidade de profissionais capacitados; e à construção de relações interpessoais perpassadas pela abordagem inclusiva e empática. Mediante as pontuações e contribuições dos estudantes, equipe multidisciplinar e referencial teórico, foi elaborado produto educacional, em forma de Guia para reflexões de experiências educacionais inclusivas, direcionado à comunidade acadêmica do IFS, como possibilidade de fomentar um olhar possível e inclusivo frente à condição humana de sujeitos diferentes em sua formação integral. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Acesso | pt_BR |
dc.subject | Permanência | pt_BR |
dc.subject | Êxito | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Access | pt_BR |
dc.subject | Permanence | pt_BR |
dc.subject | Success | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO INCLUSIVA: desafios e conquistas no percurso de acesso, permanência e êxito para os estudantes assistidos pelo Napne e a equipe multidisciplinar no IFS/Campus Aracaju. | pt_BR |
dc.title.alternative | NCLUSIVE EDUCATION: challenges and achievements in the path of access, permanence and success for assisted students by Napne and the multidisciplinary team at IFS/Campus Aracaju. | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Lobão, Fabiana de Oliveira | - |
dc.description.abstract2 | The research aimed to analyze the concept of inclusive education and its challenging and enabling indicators, experienced by the multiprofessional team and students accompanied by Napne in the course of access, permanence and success of the course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe (IFS) / Aracaju Campus. As for the approach, it was based on the qualitative research whose method was organized as a case study, having as procedures of data collection documentary analysis, literature review, questionnaires application and semi-structured individual interview, and, as regards For data analysis, it made use of the perspective of content analysis. The research subjects were all students assisted by Napne who completed the training course in 2017, as well as the IFS / Campus Aracaju multidisciplinary team. As main results of the research we identified that the conception of inclusive education was linked to the notion of an education that contemplates the diversity of the subjects in the perspective of right of the access of all to the education. The flagged challenging aspects passed through issues related to communication, attitudinal and architectural barriers. On the other hand, the facilitators pointed issues related to the guarantee of vacancies reservation, the presentation of edicts, publications and adapted selection processes, the adequacy of spaces, methodologies, postures, systems and processes, the need for qualified professionals, as well as the construction interpersonal relationships permeated by the inclusive and empathic approach. Through the scores and contributions of students, staff and theoretical framework, an educational product was developed, in the form of a Guide for reflections of inclusive educational experiences, directed to the academic community of IFS, as a possibility to foster a possible and inclusive look at the human condition of students. different subjects in their integral formation. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Fabiana de Oliveira Lobao.pdf | Dissertação | 11,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Guia para inclusão _ Fabiana Lobão _2019.pdf | Produto Educacional | 9,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.