Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1860
Título: A Diferença está no olhar: Guia para reflexões de experiências educacionais inclusivas.
Autor(es): Lobão, Fabiana de Oliveira
Orientador: Almeida, Ronise Nascimento de.
Data do documento: Nov-2019
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Citação: LOBÃO, Fabiana de Oliveira. A Diferença está no olhar: Guia para reflexões de experiências educacionais inclusivas. 2019. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.
Resumo: O Guia para reflexões de experiências educacionais inclusivas – “A diferença está no Olhar” - é um produto educacional que materializa algumas contribuições da pesquisa de mestrado desenvolvida pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O objetivo do Guia é difundir o olhar inclusivo e possível frente à condição humana de sujeitos diferentes em sua formação integral, passando a contribuir com a problematização de práticas educativas eprocedimentos descontextualizados, mecânicos, acríticos e que não consideram a natureza plural em que se materializa o processo ensino aprendizagem. Esse Guia apoia-se na bibliografia estudada na pesquisa de mestrado e conta com a colaboração das contribuições registradas por professores, técnicos administrativos integrantes da equipe multidisciplinar e estudantes que foram acompanhados pelo NAPNE do IFS/Campus Aracaju que concluíram seu itinerário formativo no ano de 2017. A perspectiva aqui apresentada caminha na direção de contribuir com o cenário amplo das estratégias rumo a garantia do respeito à diversidade e da operacionalização da educação inclusiva. Dessa forma, é importante destacar a necessidade da soma e multiplicação de olhares inclusivos e parceiros, evitando assim uma visão que não liberte, mas aprisione! Cabe frisar também que essa perspectiva entende que a reconfiguração do olhar é um passo importante, vez que através dele disparamos e/ou executamos agenciadores técnicos, pedagógicos, morais e éticos ruma a efetivação de uma educação inclusiva. Sendo assim, a funcionalidade deste Guia é ser fomento reflexivo para participação ativa, reflexiva e parceria entre todos que vivenciam, direta e indiretamente, o processo de ensino-aprendizagem, suscitando assim uma série de outras reflexões, pertinentes e necessárias, sobre a educação inclusiva na educação profissional e tecnológica.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1860
Aparece nas coleções:Produtos educacionais - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guia para inclusão _ Fabiana Lobão _2019.pdfProduto Educacional9,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertação Fabiana de Oliveira Lobao.pdfDissertação11,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.