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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Maria Silene da.-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T15:00:00Z-
dc.date.available2024-01-30T15:00:00Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.citationMARTINS, Marize da Silva. Integrar pela pesquisa: o processo integrador como possibilidade. 2020. 52 f. Orientador: Maria Silene da Silva. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1866-
dc.description.abstractConstruído no âmbito de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), este caderno pedagógico traz informações básicas sobre o Ensino Médio Integrado (EMI), dando destaque ao papel da pesquisa em sua concepção. Para tanto, parte do pressuposto de que, como princípio pedagógico dessa forma de oferta de ensino médio, a pesquisa deve ser o referencial das práticas pedagógicas adotadas em seu contexto visando a alcançar a integração necessária à formação omnilateral de seus estudantes, sendo o projeto integrador uma delas. A Educação pela Pesquisa alinha-se a essas práticas, dando visibilidade ao caráter integrador da pesquisa. Este Caderno está organizado em duas partes fundamentais: a primeira traz a introdução e oferece subsídios teóricos sobre o EMI e a Educação pela Pesquisa (EpP) e corresponde às três primeiras seções. A segunda, agrega à quarta seção e as palavras finais, apresenta uma proposta de projeto integrador construído tendo como eixo central a indissociabilidade entre a pesquisa e o ensino, integrando disciplinas da formação geral e da formação específica na perspectiva da compreensão da realidade em seus múltiplos determinantes (RAMOS, 2012).Cabe ressaltar que na literatura, por vezes, a pesquisa é apresentada como princípio educativo. Entendemos que semanticamente as expressões princípio pedagógico e princípio educativo guardam o mesmo sentido, o de compreender a intrínseca relação entre pesquisa e ensino; porém, distinguem-se filosoficamente ao se considerar o contexto do EMI que tem como princípio educativo o trabalho. Isto posto, ainda que assumindo a pesquisa como princípio pedagógico, por rigor científico, em alguns momentos desse trabalho será feita referência à pesquisa usando-se a expressão princípio educativo. A pesquisa está presente nas legislações que normatizam a educação nacional e, consequentemente, a oferta do EMI. Contudo, “de forma generalizada, pode-se afirmar que na formação profissional a pesquisa está sendo trabalhada de modo precário, fragmentada e numa perspectiva meramente instrumental” (VIEIRA et al., 2019, p. 285). Tal quadro, torna oportuna a reflexão sobre o papel da pesquisa para a concretização do currículo integrado no âmbito do EMI. As ideias aqui expostas têm como principais referências Ramos (2012; 2014; 2017), Moura (2007), Machado (2010), Demo (2011; 2015), Moraes e Lima (2012) e IFS (2014). O projeto integrador elaborado a partir dessas referências considerou também as os temas sugeridos pelos professores sujeitos da pesquisa que originou esse produto educacional. Pelo que, deixamos registrado nosso agradecimento a esses professores. Nossa expectativa é que esse material seja acolhido como orientador de uma prática pedagógica integradora que tenha o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como princípio pedagógico, a interdisciplinaridade como método e a contextualização como fundamento para a construção de novos aprendizados e que, sobretudo, contribua para a formação integral necessária aos jovens estudantes para que se encontrem preparados para enfrentar os desafios que a vida e o trabalho nos impõem com ética, autonomia, criticidade e criatividade contribuindo para a formação de uma sociedade que busque o desenvolvimento adotando como premissa o bem estar comum.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subject: Currículo Integradopt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectPesquisa Princípio Pedagógicopt_BR
dc.subjectIntegrated Curriculum.pt_BR
dc.subjectIntegrated High Schoolpt_BR
dc.subjectIntegrationpt_BR
dc.subjectResearch Pedagogical Principlept_BR
dc.titleIntegrar pela pesquisa: o processo integrador como possibilidadept_BR
dc.title.alternativeIntegrate through research: the integrative process as a possibilitypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorMartins, Marize da Silva-
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CADERNO PEDÁGÓGICO - Integrar pela pesquisa - O projeto integrador como possibilidade.pdfProduto Educacional5,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertação Marize da Silva Martins.pdfDissertação6,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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