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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1866
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Maria Silene da. | - |
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T15:00:00Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T15:00:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-19 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Marize da Silva. Integrar pela pesquisa: o processo integrador como possibilidade. 2020. 52 f. Orientador: Maria Silene da Silva. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1866 | - |
dc.description.abstract | Construído no âmbito de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), este caderno pedagógico traz informações básicas sobre o Ensino Médio Integrado (EMI), dando destaque ao papel da pesquisa em sua concepção. Para tanto, parte do pressuposto de que, como princípio pedagógico dessa forma de oferta de ensino médio, a pesquisa deve ser o referencial das práticas pedagógicas adotadas em seu contexto visando a alcançar a integração necessária à formação omnilateral de seus estudantes, sendo o projeto integrador uma delas. A Educação pela Pesquisa alinha-se a essas práticas, dando visibilidade ao caráter integrador da pesquisa. Este Caderno está organizado em duas partes fundamentais: a primeira traz a introdução e oferece subsídios teóricos sobre o EMI e a Educação pela Pesquisa (EpP) e corresponde às três primeiras seções. A segunda, agrega à quarta seção e as palavras finais, apresenta uma proposta de projeto integrador construído tendo como eixo central a indissociabilidade entre a pesquisa e o ensino, integrando disciplinas da formação geral e da formação específica na perspectiva da compreensão da realidade em seus múltiplos determinantes (RAMOS, 2012).Cabe ressaltar que na literatura, por vezes, a pesquisa é apresentada como princípio educativo. Entendemos que semanticamente as expressões princípio pedagógico e princípio educativo guardam o mesmo sentido, o de compreender a intrínseca relação entre pesquisa e ensino; porém, distinguem-se filosoficamente ao se considerar o contexto do EMI que tem como princípio educativo o trabalho. Isto posto, ainda que assumindo a pesquisa como princípio pedagógico, por rigor científico, em alguns momentos desse trabalho será feita referência à pesquisa usando-se a expressão princípio educativo. A pesquisa está presente nas legislações que normatizam a educação nacional e, consequentemente, a oferta do EMI. Contudo, “de forma generalizada, pode-se afirmar que na formação profissional a pesquisa está sendo trabalhada de modo precário, fragmentada e numa perspectiva meramente instrumental” (VIEIRA et al., 2019, p. 285). Tal quadro, torna oportuna a reflexão sobre o papel da pesquisa para a concretização do currículo integrado no âmbito do EMI. As ideias aqui expostas têm como principais referências Ramos (2012; 2014; 2017), Moura (2007), Machado (2010), Demo (2011; 2015), Moraes e Lima (2012) e IFS (2014). O projeto integrador elaborado a partir dessas referências considerou também as os temas sugeridos pelos professores sujeitos da pesquisa que originou esse produto educacional. Pelo que, deixamos registrado nosso agradecimento a esses professores. Nossa expectativa é que esse material seja acolhido como orientador de uma prática pedagógica integradora que tenha o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como princípio pedagógico, a interdisciplinaridade como método e a contextualização como fundamento para a construção de novos aprendizados e que, sobretudo, contribua para a formação integral necessária aos jovens estudantes para que se encontrem preparados para enfrentar os desafios que a vida e o trabalho nos impõem com ética, autonomia, criticidade e criatividade contribuindo para a formação de uma sociedade que busque o desenvolvimento adotando como premissa o bem estar comum. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.subject | : Currículo Integrado | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Integração | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa Princípio Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Integrated Curriculum. | pt_BR |
dc.subject | Integrated High School | pt_BR |
dc.subject | Integration | pt_BR |
dc.subject | Research Pedagogical Principle | pt_BR |
dc.title | Integrar pela pesquisa: o processo integrador como possibilidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Integrate through research: the integrative process as a possibility | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Marize da Silva | - |
Aparece nas coleções: | Produtos educacionais - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CADERNO PEDÁGÓGICO - Integrar pela pesquisa - O projeto integrador como possibilidade.pdf | Produto Educacional | 5,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertação Marize da Silva Martins.pdf | Dissertação | 6,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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