Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerrete, Rodrigo Bozi-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T15:01:29Z-
dc.date.available2024-01-30T15:01:29Z-
dc.date.issued2020-07-06-
dc.identifier.citationSOARES, Antônio Márcio de Lima. A matemática imersa no curso técnico em eletrotécnica : um ensino sob a égide da Etnomatemática. Orientador: Rodrigo Bozi Ferrete. 2020. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1868-
dc.description.abstractDebruçamo-nos, no presente estudo, sobre a discussão de propostas pedagógicas que visem utilizar os conhecimentos etnomatemáticos encontrados no cotidiano escolar de discentes e docentes do Curso Técnico em Eletrotécnica, na modalidade Integrada ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju. Sendo assim, o pressuposto teórico central da pesquisa científica de nossa pretensão elenca-se no âmbito da Etnomatemática e Educação Urbana, estando imerso na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Isso posto, evidentemente, com vistas à construção de uma formação significativamente dotada de sentido para cada indivíduo, pessoal e coletivamente, alicerçada muito mais em uma didática nascida no mundo físico e estabelecida pelas relações socioculturais humanas, que está à volta, em nosso entorno, do que no plano das idealizações pelas idealizações, por vezes, absolutamente fabulosas, distantes da menor parcela de significados para um ensino-aprendizagem humano e não estático, não mecanicista. Nesse sentido, investigamos a possível eficácia de uma educação escolar materializada pela Etnomatemática, em relação ao ensino de Matemática no Ensino Médio Integrado (EMI) à formação técnica em Eletrotécnica do IFS, campus Aracaju, e com respeito ao primeiro ano letivo desta formação. Portanto, estamos a estudar os efeitos desse ensino sob a égide da Etnomatemática em específico curso técnico integrado, sendo o nosso objetivo geral dado por: elaborar uma proposta pedagógica pautada nos conceitos da Etnomatemática e de uma EPT fundada na formação humana integral voltada para o ensino de Matemática no Curso Técnico em Eletrotécnica do IFS, campus Aracaju, na modalidade Integrado ao Ensino Médio – sendo tal objetivação atingida na forma de um Produto Educacional (PE). E, como uma pesquisa qualitativa que foi, fundamentada nos métodos qualitativos de pesquisa etnográfico e etnometodológico, via abordagem de um estudo de caso, os seus pressupostos instrumentais se deram através de pesquisa documental e de intervenção, das observações in situ, de conversas informais, dos questionários aplicados e entrevistas semiestruturadas executadas. Por conseguinte, a análise dos dados deu-se por intermédio da Análise do Discurso de linha francesa, mediante a criação de certas categorias de análise. Assim, em conclusão, evidenciamos que, (1º) de fato, é viável concretizar uma promoção didático-pedagógica (etnodidática, inclusive) através das Atividades de Ensino (AEs) que criamos (o nosso PE), conforme a análise dos dados empíricos demonstraram; (2º) por outro lado, não; não é viável tal promoção, se o docente da disciplina de Matemática I não desenvolver espaços de interdisciplinaridade, na direção de uma formação humana integral, com o professor de Eletricidade I, quando dos momentos de concretização das etapas de manipulação das AEs; e, por último, (3º) a promoção da nossa metodologia de ensino-aprendizagem, paralelamente, será exequível se, e somente se, houver um esforço pedagógico contínuo de docentes e alunos em superar estruturas institucionalmente fundamentadas na negação do etnoconhecimento próprio de cada grupo cultural em uma sala de aula; o que se constitui em uma resposta para, entre outras razões, o estranho e os limitados níveis de significados que o aprendizado de Matemática insiste em traduzir nas nossas vidas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEletrotécnicapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica (EPT)pt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectElectrotechnicalpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectProfessional and Technological Education (PTE)pt_BR
dc.titleA matemática imersa no curso técnico em eletrotécnica : um ensino sob a égide da Etnomatemática.pt_BR
dc.title.alternativeMathematics immersed in the technical course in electrical engineering: teaching under the umbrella of Ethnomathematics.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorFerrete, Rodrigo Bozi-
dc.description.abstract2In this study, we focus on the discussion of pedagogical proposals that aim to use the ethnomathematical knowledge found in the school routine of students and teachers of the Technical Course in Electrotechnics, in the Integrated to High School modality, of the Federal Institute of Sergipe (FIS), Aracaju campus. Thus, the thematic group of scientific research of our intention is listed in the scope of Ethnomathematics and Urban Education, being immersed in Professional and Technological Education (PTE). That said, evidently, with a view to the construction of a formation significantly endowed with meaning for each individual, personally and collectively, based much more on a didactic born in the physical world and established by human sociocultural relations, which is around us, around us, than at the level of idealizations due to idealizations, sometimes absolutely fabulous, far from the smallest share of meanings for human and non-static, non-mechanistic teaching-learning. In this sense, we investigated the possible effectiveness of a school education materialized by Ethnomathematics, in relation to the teaching of Mathematics in Integrated High School (IHS) to the technical training in Electrotechnics at IFS, campus Aracaju, and with respect to the first academic year of this training. Therefore, we are studying the effects of this teaching under the aegis of Ethnomathematics in a specific integrated technical course, with our general objective being given to: elaborating a pedagogical proposal based on the concepts of Ethnomathematics and an EFA based on integral human education aimed at teaching of Mathematics in the Technical Course in Electrotechnics at IFS, Aracaju campus, in the Integrated to High School modality – this objectification being achieved in the form of an Educational Product (EP). And, as a qualitative research that was, based on the qualitative methods of ethnographic and ethnomethodological research, via a case study approach, its instrumental assumptions were made through documentary and intervention research, in situ observations, informal conversations, applied questionnaires and semi-structured interviews performed. Therefore, the analysis of the data took place through the Discourse Analysis of the French line, through the creation of certain categories of analysis. So, in conclusion, we show that, (1º) in fact, it is feasible to carry out a didactic-pedagogical promotion (ethnodidactic, inclusive) through the Teaching Activities (TAs) that we created (our EP), according to the analysis of the empirical data demonstrated; (2º) on the other hand, no; such promotion is not feasible, if the teacher of the subject of Mathematics I does not develop spaces of interdisciplinarity, in the direction of an integral human formation, with the teacher of Electricity I, during the moments of completion of the stages of manipulation of TAs; and, finally, (3º) the promotion of our teaching-learning methodology, in parallel, will be feasible if, and only if, there is a continuous pedagogical effort by teachers and students in overcoming institutional structures based on the denial of ethno-knowledge each cultural group in a classroom; which constitutes an answer to, among other reasons, the strange and the limited levels of meanings that mathematics learning insists on translating into our lives.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Antônio Márcio de Lima Soares.pdfDissertação2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_educacional etnomatematica no curso de eletrotécnica do IFS.pdfProduto Educacional856,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.