Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1871
Título: Manual de Regras: A Teia dos gêneros textuais um jogo integrativo.
Autor(es): Palmeira, Alessandra Acioli
Orientador: Melo, Sônia Pinto de Albuquerque
Palavras-chave: Ensino médio integrado; Formação humana integral; Gêneros textuais.; Jogo integrativo; IFS; Integrated high school; Integral human formation; Textual genres; Integrative game
Data do documento: 11-Dez-2020
Editor: Instituição Federal de Sergipe - IFS
Citação: PALMEIRA, Alessandra Acioli. Manual de Regras: A Teia dos gêneros textuais um jogo integrativo. Orientador: Sônia Pinto de Albuquerque Melo. 2020. 38 f. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.
Resumo: O manual de regras de A Teia dos Gêneros Textuais foi elaborado no intuito de orientar a docentes e demais profissionais imersos no ensino, sobre a utilização do referido jogo como recurso pedagógico. Nada impossibilita que o mesmo seja utilizado em outros contextos, podendo ser usado como base para ser ajustado a cada realidade possibilitando contribuições sociais e acadêmicas. O seu propósito é que seja significativo para quem dele usufruir. O jogo supracitado é oriundo da pesquisa intitulada GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRADORAS DE LEITURA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFS-CAMPUS ARACAJU, pesquisa esta, realizada no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Ressalta-se que contribuir com as práticas pedagógicas integradoras no EMI do IFS - Campus Aracaju, através da elaboração de um produto educacional, está em conformidade com o terceiro objetivo específico desta pesquisa. Faz parte deste manual, além de suas regras, o referencial teórico que embasa o jogo, para melhor entendimento da sua constituição e classificação. Ele classifica-se como: educativo, coletivo, de regras, argumentativo, perceptivo, interativo e integrativo. Espera-se com entusiasmo que o objetivo traçado na mencionada pesquisa seja atendido, a partir do momento que este produto educacional contribua com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, e deseja-se também, que possam frutificar múltiplas ideias a partir desta.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1871
Aparece nas coleções:Produtos educacionais - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A teia dos gêneros textuais um jogo integrativo.pdfProduto Educacional16,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertação Alessandra Acioli Palmeira.pdfDissertação9,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.