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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1877
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santos, Luiz Carlos Pereira | - |
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-01T17:23:35Z | - |
dc.date.available | 2024-02-01T17:23:35Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucielma Semião da. Um Olhar sobre a avaliação da aprendizagem no contexto da educação profissional e tecnológica: estudo de caso no ifal campus São Miguel dos Campos. 2020. 112 f. Orientador: Luiz Carlos Pereira Santos. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1877 | - |
dc.description.abstract | Historicamente, a avaliação da aprendizagem tem sido caracterizada pelo paradigma tradicional, concretizado em práticas avaliativas classificatórias e excludentes, desvinculadas dos processos de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar as concepções e práticas avaliativas dos docentes do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – campus São Miguel dos Campos. E tem como produto final a elaboração e aplicação de um minicurso sobre avaliação da aprendizagem formativa aos docentes. A pesquisa buscou promover reflexões teórico-práticas sobre a avaliação na concepção formativa, isto é, como processo pedagógico essencialmente voltado para a promoção das aprendizagens, tendo como base processos de regulação, feedback e autoavaliação. Destarte, a avaliação formativa apresenta-se como uma possibilidade de ressignificar o olhar sobre os processos avaliativos e de ensino-aprendizagem em consonância com a perspectiva de uma formação humana integral, conforme preconizada no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). No percurso teórico, faz-se uma contextualização da EPT a partir de seus aspectos históricos, considerando tanto a dualidade estrutural que caracteriza essa modalidade de ensino ao longo tempo quanto sua função de inclusão social assumida na contemporaneidade. Outrossim, descreve-se os estudos teóricos que perpassam a avaliação nas vertentes tradicional e formativa, situando esta última com finalidade emancipatória alinhada aos pressupostos da EPT, em consonância com o que pregam os documentos acadêmicos do Ifal. De modo geral, o percurso teórico é feito com base em Fernandes (2009), Guba e Lincoln (2011), Hoffmann (2009; 2010; 2011), Luckesi (2011; 2018) e Villas Boas (2015; 2017). Do ponto de vista teórico metodológico, faz-se uma abordagem qualitativa, na qual a pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, utilizando como técnicas de coleta de dados análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários abertos. Participaram da pesquisa dez docentes dos catorze professores que lecionam no campus São Miguel dos Campos. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, com base em Esteves (2006). A partir do referencial teórico percorrido e dos dados coletados, foi desenvolvido e aplicado o produto educacional como contributo para a formação pedagógica dos docentes participantes, no formato de um minicurso, abordando a concepção de avaliação da aprendizagem formativa. O estudo demonstrou que, na perspectiva dos docentes, ainda é predominante a vertente tradicional de avaliação, baseada na verificação pontual e com foco no resultado final em vez de no processo de aprendizagem. Verificou-se, também, que alguns docentes já concebem a avaliação como dimensão integrada aos processos de ensino e aprendizagem, mas ainda sentem dificuldade em dispor estratégias avaliativas para concretizar esse processo. Nesse sentido, observou-se a pertinência e relevância do produto educacional por possibilitar aos docentes o estudo teórico-prático sobre avaliação, demonstrando que ações de formação continuada em serviço constituem importante estratégia para a constituição de saberes docentes sobre avaliação da aprendizagem, no âmbito da EPT. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação formativa. | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Learning assessment | pt_BR |
dc.subject | Formative evaluation | pt_BR |
dc.subject | Professional and Technological Education | pt_BR |
dc.title | Um Olhar sobre a avaliação da aprendizagem no contexto da educação profissional e tecnológica: estudo de caso no ifal campus São Miguel dos Campos | pt_BR |
dc.title.alternative | A look at the assessment of learning in the context of professional and technological education: case study at the ifal campus São Miguel dos Campos | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Lucielma Semião da | - |
dc.description.abstract2 | Historically, the evaluation of learning has been characterized by the traditional paradigm, concretized in classificatory and excluding evaluative practices, detached from the teaching and learning processes. This research has as its general objective to investigate the conceptions and evaluative practices of the teachers of the Subsequent Technical course in Work Safety, at the Federal Institute of Alagoas (Ifal) – São Miguel dos Campos. And has as its final product the elaboration and application of a workshop on the evaluation of formative learning to the teachers. The research sought to promote theoretical and practical reflections on assessment in the formative conception, that is, as a pedagogical process essentially focused on the promotion of learning, based on processes of regulation, feedback and self assessment. Thus, the formative assessment presents itself as a possibility to reframe the view on the assessment and teaching-learning processes with the perspective of an integral human formation, as recommended in the scope of Professional and Technological Education (PTE). In the theoretical path, EPT is contextualized based on its historical aspects, considering both the structural duality that characterizes this teaching modality over time and its role of social inclusion assumed in contemporary times. Furthermore, the theoretical studies that go through the evaluation in the traditional and formative aspects are described, placing the latter with an emancipatory purpose aligned with the EPT assumptions, in line with what the Ifal academic documents preach. In general, the theoretical path is based on Fernandes (2009), Guba and Lincoln (2011), Hoffmann (2009; 2010; 2011), Luckesi (2011; 2018) and Villas Boas (2015; 2017). From a theoretical and methodological point of view, a qualitative approach was made, in which the research was developed through a case study, using data analysis techniques, semi-structured interviews and open questionnaires as data collection techniques. Ten from the fourteen professors who teach at the São Miguel dos Campos campus participated in the research. The data were analyzed in the light of Content Analysis, based on Esteves (2006). Based on the theoretical framework covered and the data collected, the educational product was developed and applied as a contribution to the pedagogical training for participating professors, as a workshop, addressing the concept of assessment of formative learning. The study showed that, from the perspective of the teachers, the traditional aspect of evaluation is still predominant, based on punctual verification and with a focus on the final result instead of on the learning process. It was also found that some teachers already conceive of evaluation as an integrated dimension to the teaching and learning processes, but they still find it difficult to have evaluation strategies to achieve this process. In this perspective, the relevance of the educational product was observed, as it enabled teachers to carry out a theoretical-practical study on evaluation, demonstrating that continuing education in-service actions constitute an important strategy for the constitution of teaching knowledge on learning assessment, within the scope of EPT. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Lucielma Semião da Silva.pdf | Dissertação | 1,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Minicurso_A concepção de Avaliação da Aprendizagem formativa no contexto da EPT.pdf | Produto Educacional | 706,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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