Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/187
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2016-11-01T14:37:47Z-
dc.date.available2016-11-01T14:37:47Z-
dc.date.issued2014-03-17-
dc.identifier.citationJESUS, Weverton Santos de, ARAÚJO, Renato Santos, VIANNA, Deise Miranda. Formação de professores de química: a realidade dos cursos de licenciatura segundo os dados estatísticos. Revista Scientia Plena, São Cristóvão, v. 10, n.8, ago. 2014-
dc.identifier.issn1808-2793-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/187-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo discutir a formação de professores de química a partir de uma abordagem quantitativa tendo os dados extraídos das Sinopses Estatísticas do Ensino Superior, publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) como recorte. O período analisado está compreendido entre 2000 e 2012. Para tanto, apoia-se na pesquisa documental de caráter explicativo, no sentido de fazer inferências e discussões por meio de análises gráficas e estatísticas, com relação ao total de vagas, candidatos, ingressos e vagas ociosas, matrículas, concluintes e taxas de evasão. Os resultados apontam para um crescimento no número de vagas e candidatos, que motivaram a procura dos cursos de graduação do Brasil e de Licenciatura em Química. A rede privada tem ampliado sua participação na oferta de cursos de formação de professores, com um crescente aumento no número de matrículas ao longo dos anos, tanto na modalidade presencial com o a distância. Porém, ampliação do número de vagas não está refletindo no crescimento proporcional de ingressos na Licenciatura em Química. A análise dos dados indicou um crescimento de vagas ociosas e da taxa de evasão, que provavelmente está contribuindo para o esvaziamento dos cursos de licenciatura em química e consequentemente na carência de professores. Assim sendo, o presente trabalho indica a necessidade de se repensar as políticas públicas voltadas ao ingresso e permanência do estudante nos cursos de Licenciatura em Química.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Scientia Plenapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.publisherAssociação Sergipana de Ciênciapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectChemistryen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleFormação de professores de química: a realidade dos cursos de licenciatura segundo os dados estatísticospt_BR
dc.title.alternativeTraining of chemistry teachers: the reality of undergraduate courses according to statistical data.en
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorJesus, Weverton Santos dept_BR
dc.contributor.authorAraújo, Renato Santospt_BR
dc.contributor.authorVianna, Deise Mirandapt_BR
dc.description.abstract2This paper aims to discuss the training of teachers of chemistry from a quantitative approach and the data extracted from the Higher Education Statistics Abstracts, published by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) as clipping. The sample period is between 2000 and 2 012. To do so, it relies on documentary research explanatory character, to make inferences and discussions through graphical and statistical analyzes with respect to the total vacancies, candidates, tickets and unfilled vacancies, enrollments, graduates an d dropout rates. The results indicate a growth in the number of candidates and vacancies, that the motive of undergraduate courses in Brazil and Chemistry Degree. The private network has expanded its participation in the provision of training courses for t eachers, with a steady increase in enrollment over the years, both in the classroom mode as the distance However, increasing the number of vacancies is not reflecting the proportional growth ticket with a degree in Chemistry. The analysis showed an increas e of unfilled vacancies and the dropout rate, which is probably contributing to the depletion of undergraduate courses in chemistry and consequently the shortage of teachers. Thus, this study indicates the need to rethink public policies geared to entry an d residence of student in the Teaching of Chemistry .en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formaçãoprofessores_Jesus.pdf421,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.