Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerrete, Rodrigo Bozi-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-01T17:30:30Z-
dc.date.available2024-02-01T17:30:30Z-
dc.date.issued2020-07-13-
dc.identifier.citationANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo. Metodologia híbrida no ensino de história: Um estudo de caso no campus São Cristóvão. 2020. 130 f. Orientador: Rodrigo Bozi Ferrete. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1880-
dc.description.abstractEste trabalho tem como linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e está fundamentado nos conceitos estruturantes das Metodologias Ativas de Aprendizagem, especificamente a Híbrida – ensino presencial e on-line – utilizando-se das propostas de sala de aula invertida e a rotação por estações. Com isso, objetiva-se construir uma proposta pedagógica para a disciplina História, gerando o produto educacional intitulado Guia Didático: Metodologia Híbrida no ensino de História. A aplicação do produto educacional teve como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus São Cristóvão no primeiro bimestre de 2020, envolvendo 21 alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária, 02 professores da referida disciplina e 01 coordenador pedagógico. De natureza qualitativa, o estudo de caso é utilizado como estratégia metodológica e tem como instrumentos de coleta de dados entrevistas, questionários e observação participante (presencial e virtual). Nossos resultados, considerados segundo a perspectiva da análise de conteúdo de Bardin, demonstraram que a Metodologia Híbrida foi bem aceita e trouxe mais autonomia discente, responsabilidade e interação nas aulas. Evidencia-se ainda que a Metodologia Híbrida, vinculada às TDIC e à plataforma Educativa Google for Education – plataforma adotada pela parceria com a instituição – promoveram a colaboração entre os pares, a abertura ao debate, o trabalho em grupo e a otimização do tempo em sala de aula, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectMetodologia Híbridapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectGuia Didáticopt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectHybrid Methodology.pt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectGuidebookpt_BR
dc.subjectDigital Technologiespt_BR
dc.titleMetodologia híbrida no ensino de história: Um estudo de caso no campus São Cristóvãopt_BR
dc.title.alternativeHybrid methodology in teaching history: A case study on campus Saint Cristopherpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo-
dc.description.abstract2This paper research was based on educational practices in technological and professional education (TPE) and it is centered on structural concepts of active teaching-learning methodologies, especially the hybrid one – formal and on-line teaching – using inverted classroom classes proposals and job rotations. Thus, it is aimed at building up a pedagogical proposal for History as a discipline, generating the educational product entitled Guidebook: Hibrid Methodology in History teaching. The application of such educational product was carried out at Sergipe Federal Education, Science and Technology Institute – São Cristóvão City campus in the first bimester of 2020, involving 21 students from Technical Animal Agriculture Course School, 02 History teachers and a pedagogical coordinator. In terms of qualitative reference, the case study is used as a methodological strategy and data collection tools were interviews, quizzes and notes by both formal and on-line students. The results, considering perspective of content analysis by Bardin, showed that the Hibrid Methodology was welcome and presented more students’ autonomy, responsibility and interaction in classes. It is also evident that Hibrid Methodology, linked to Digital Technology of Information and Communication and Google for Education - educational platform adopted by partnership with the Institution – promoted the collaboration among peers, the debate opening, group work and time optimization in classroom, making the teaching-learning process easier.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Luiz Gustavo da Silva Bispo Andrade.pdfDissertação2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
GUIA DIDÁTICO METODOLOGIA HÍBRIDA NO ENSINO DE HISTÓRIA.pdfProduto Educacional25,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.