Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis, Igor Adriano de Oliveria-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-01T17:43:22Z-
dc.date.available2024-02-01T17:43:22Z-
dc.date.issued2020-10-29-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Paulo Rodolpho Lima. Direito para exercício da cidadania: um estudo de caso no ensino médio integrado do IFS, Campus Aracaju. 2020. 134 f. Orientador: Igor Adriano de Oliveira Reis. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1881-
dc.description.abstractA educação profissional e tecnológica, concebida como uma forma de ensino capaz de atender aos anseios da classe trabalhadora sob os aspectos material e cultural, não significa meramente ensinar a executar determinado ofício, mas também fomentar a compreensão dos fundamentos científicos das dinâmicas econômico-produtivas, em harmonia com os princípios da educação integral, omnilateral e politécnica. Nesse contexto, a necessidade de formação humana no sentido pleno é o suporte para introdução da educação jurídica no ensino médio integrado. O presente trabalho tem por objetivo uma proposta interdisciplinar que possibilite a construção do conhecimento básico em Direito Constitucional na disciplina de Sociologia, existente na matriz curricular do curso técnico integrado em Alimentos, do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju. A pesquisa foi desenvolvida sob a forma de uma investigação-ação, na qual se propôs uma tentativa sistemática, continuada e empiricamente fundamentada de aprimorar a prática, em verdadeira interação com o meio pesquisado. Através de planejamento, ação, descrição e avaliação, foi desenvolvida uma sequência didática, recurso dotado da capacidade de mediar as ações de modo reflexivo – o pesquisador atuando diretamente no meio pesquisado, os participantes sendo ativos no processo, a avaliação ocorrendo concomitantemente à ação. Partindo de um ponto familiar do currículo, a disciplina Sociologia I, os alunos do primeiro ano do ensino médio integrado em Alimentos do IFS, campus Aracaju, puderam se conectar com o Direito Constitucional, de maneira construtiva e interativa, transformando o estado inicial de conhecimento e promovendo a reflexão sobre o exercício da cidadania. A metodologia consistiu, em essência, na quesitação para identificar o perfil, as perspectivas, os conhecimentos e interesses dos alunos sobre o ensino médio integrado, seus direitos e deveres; na análise documental da matriz do curso de Alimentos e sua compatibilidade com os fundamentos jurídicos; na elaboração de sequências didáticas que viabilizem a construção do conhecimento jurídico elementar; na promoção do protagonismo discente durante a aplicação dessa proposta pedagógica; por fim, na avaliação qualitativa sobre a contribuição da educação jurídica para a formação humana integral. O presente trabalho contempla em seu bojo o produto educacional consistente em um caderno de sequências didáticas para educação jurídica, de forma interdisciplinar com Sociologia. Como resultado, encontrou-se uma relação entre o conhecimento sobre direitos e deveres e o exercício da cidadania. O emprego da sequência didática para educação jurídica, de forma interdisciplinar com Sociologia, demonstrou envolvimento, interesse e aproveitamento dos alunos no decorrer do processo. Da sua avaliação inferiu-se a relevância da educação jurídica para a formação humana integral e, em última análise, para a transformação social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituição Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectEducação jurídicapt_BR
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectFormação humana integralpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectLegal education.pt_BR
dc.subjectIntegrated high schoolpt_BR
dc.subjectIntegral human formationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectDidactic sequencespt_BR
dc.titleDireito constitucional para exercício da cidadania: um estudo de caso no ensino médio integrado do IFS, Campus Aracaju.pt_BR
dc.title.alternativeConstitutional right to exercise citizenship: a case study in IFS integrated high school, Aracaju Campus.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Paulo Rodolpho Lima-
dc.description.abstract2Professional and technological education, conceived as a form of teaching capable of meeting the desires of the working class from a material and cultural point of view, does not mean merely teaching how to perform a particular job, but also fostering an understanding of the scientific foundations of economic-productive dynamics, in harmony with the principles of integral, omnilateral and polytechnic education. In this context, the need for human training in the full sense is the support for the introduction of legal education in integrated high school. The present work has as objective an interdisciplinary proposal that allows the construction of the basic knowledge in Constitutional Law in the discipline of Sociology, existing in the curricular matrix of the integrated technical course in Food, of the Federal Institute of Sergipe, campus Aracaju. The research was developed in the form of an action investigation, in which a systematic, continuous and empirically grounded attempt was made to improve the practice, in true interaction with the researched environment. Through planning, action, description and evaluation, a didactic sequence was developed, a resource endowed with the ability to mediate actions in a reflexive way - the researcher acting directly in the researched environment, the participants being active in the process, the evaluation occurring concurrently with the action. Starting from a familiar point of the curriculum, the discipline Sociology I, students of the first year of high school integrated in Food at IFS, campus Aracaju, were able to connect with Constitutional Law, in a constructive and interactive way, transforming the initial state of knowledge and promoting reflection on the exercise of citizenship. The methodology consisted, in essence, of the question to identify the profile, perspectives, knowledge and interests of students about integrated high school, their rights and duties; in the documentary analysis of the Food course matrix and its compatibility with the legal foundations; in the elaboration of didactic sequences that enable the construction of elementary legal knowledge; in promoting student leadership during the application of this pedagogical proposal; finally, in the qualitative assessment of the contribution of legal education to integral human formation. The present work contemplates in its core the educational product consisting of a notebook of didactic sequences for legal education, in an interdisciplinary way with Sociology. As a result, a relationship was found between knowledge about rights and duties and the exercise of citizenship. The use of the didactic sequence for legal education, in an interdisciplinary way with Sociology, demonstrated involvement, interest and use of students during the process. From his assessment, the relevance of legal education for integral human formation and, ultimately, for social transformation was inferred.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Paulo Rodolpho Lima Nascimento.pdfDissertação3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional - Guia didático noções de Direito.pdfProduto Educacional311,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.