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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Elza Ferreira dos-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-01T19:44:11Z-
dc.date.available2024-02-01T19:44:11Z-
dc.date.issued2020-04-03-
dc.identifier.citationMedeiros, Milene Soares de. Educação profissional e gênero: o mundo do trabalho sob a perspectiva dos/das estudantes LGBT do IFS. 2020. 106 f. Orientador: Elza Ferreira dos Santos. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1891-
dc.description.abstractEm um país cujo sistema educacional formal é voltado para a formação para o trabalho e onde estatisticamente faltam mais oportunidades de educação e emprego para os grupos considerados minorias, esta pesquisa objetiva conhecer as perspectivas dos alunos LGBT - lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros - do IFS Campus São Cristóvão em relação ao mundo do trabalho e o papel da Educação Profissional e Tecnológica em suas trajetórias. Ela se insere no Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT-IFS) e está vinculada à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional. Objetivando desenvolver um produto educacional que sirva de instrumento para o debate sobre gênero dentro e fora do espaço escolar, criamos um documentário a partir das narrativas dos/das estudantes durante a pesquisa em campo. Tomamos como aporte teórico os estudos de Butler (2007; 2018), Louro (2007; 2008; 2013; 2014; 2018), Dubar (2006; 2012); Bauman (2001; 2005) Ramos (2005; 2008; 2017) dentre outros que demonstram a relação escola, sociedade, trabalho e gênero. O foco de nosso recorte foram os alunos do Campus São Cristóvão (IFS) que se autodeclaram LGBT. Para tanto, adotou-se a pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como caminho metodológico as entrevistas individuais, cuja gravação e análise serviram para a composição do documentário bem como corpo de análise desta dissertação. Acreditamos que a principal contribuição foi levar para a educação profissional o tema do trabalho a partir das questões de gênero e da partilha de experiências dos próprios alunos, possibilitando a construção de laços de empatia, respeito e solidariedade no enfrentamento das injustiças e preconceitos presentes na escola e no mundo do trabalho. Espera-se que a pesquisa e documentário contribuam para que a Educação Profissional, contrapondo-se a projetos conservadores que implicam desigualdades e injustiças, possam intervir positivamente na construção do futuro de seus alunos e que estes de acordo com seus desejos, motivações e formação possam escolher seu caminho profissional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituição Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectLGBTpt_BR
dc.subjectProfessional and Technological Educationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.titleEducação profissional e gênero: o mundo do trabalho sob a perspectiva dos/das estudantes LGBT do IFS.pt_BR
dc.title.alternativeProfessional education and gender: the world of work from the perspective of IFS LGBT students.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Milena Soares de-
dc.description.abstract2In a country whose formal educational system is geared towards the work and where statistically more education and employment opportunities are lacking for groups considered minorities, this research aims to understand the perspectives of IFS LGBT students in relation to the world of work and the role of Professional and Technological Education in their trajectories. It is part of the Graduate Program in Professional Master in Professional and Technological Education (PROFEPT-IFS) and is linked to the line of research in Educational Practices in Professional Education. Aiming to develop an educational product that serves as an instrument for the debate on gender inside and outside the school space, we created a documentary based on the narratives of the students during the field research. We take as a theoretical contribution the studies of Butler (2007; 2018), Louro (2007; 2008; 2013; 2014; 2018), Dubar (2006; 2012); Bauman (2001; 2005) Ramos (2005; 2008; 2017) among others that demonstrate the relationship between school, society, work and gender. The focus of our section was the IFS students from the São Cristóvão Campus who declared themselves LGBT- lesbian, gay, bisexual, transsexual and transgender. To this end, a qualitative approach research was adopted, using individual interviews as the methodological path, whose recording and analysis served for the composition of the documentary as well as the body of analysis of this dissertation. We believe that our main contribution was to bring the theme of work to professional education in a poorly presented way, that is, based on gender issues and the sharing of experiences of the students themselves, enabling the construction of bonds of empathy, respect and solidarity in tackling the injustices and prejudices present at school and in the world of work. The results obtained from this work as well as its educational product meet the initial objectives. It is hoped that the research as well as the documentary coming from it will contribute so that Professional Education, in opposition to conservative projects that imply inequalities and injustices, can intervene positively in the construction of the future of its students and that these according to their free choices, motivations and skills can choose their professional path.pt_BR
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