Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1909
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, José Oseman dos | - |
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T12:48:36Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12T12:48:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-09 | - |
dc.identifier.citation | CARREGOSA, Márcia Cecília de Oliveira. Letramento científico: uma proposta de aprendizagem significativa a partir da leitura do gênero literário ficção científica. 2021. 169 f. Orientador: José Osman dos Santos. Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1909 | - |
dc.description.abstract | O letramento científico é a capacidade crítica e reflexiva de compreender a realidade social frente aos usos e às funções da ciência. O sujeito cientificamente letrado é sabedor de que a ciência e a tecnologia são processos, sobretudo, humanos e, portanto, fortemente influenciados pelas concepções econômicas, culturais que impactam a vida em sociedade, seja em face do progresso ou dos danos ocasionados. Em contrapartida, o contexto educacional, permeado por uma série de problemas, encontra na dificuldade de compreensão leitora dos estudantes que ingressam no ensino médio um desafio que, de alguma forma, impede a construção desse saber. Desse modo, considerando o propósito do Instituto Federal de Sergipe (IFS) de formar o estudante na perspectiva omnilateral e a necessidade atual de desenvolver a temática do conhecimento científico e tecnológico no Ensino Médio Integrado, objetivamos a investigar as contribuições do gênero literário ficção científica na construção do letramento científico e consequentemente na aprendizagem significativa dos estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado, do Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto. Para tanto, por meio de uma abordagem quali-quantitativa dos dados e de natureza aplicada, adotou-se uma pesquisa-ação como percurso metodológico e o método de abordagem dialético como pressuposto epistemológico. Utilizamos como instrumento para a coleta de dados a aplicação de um questionário eletrônico através do Google Forms aos estudantes, visando identificar suas necessidades formativas em torno da compreensão leitora e do letramento científico. Para ampliar o olhar sobre a realidade estudada, realizamos entrevistas semiestruturadas com os professores, utilizando para tanto a plataforma virtual Google Meet. Os dados obtidos, com base na análise categorial do método da análise de conteúdo, de Bardin (1977), nortearam o planejamento, a elaboração e a aplicação do Produto Educacional Clube de Leitura Virtual de Ficção Científica, uma proposta de intervenção fundamentada nos pressupostos formativos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), de produção do conhecimento adjunto da formação integral e humana. Os resultados obtidos por meio da análise do conteúdo e dos dados quantitativos resultantes do questionário avaliativo do produto educacional apontaram que, mesmo diante das adversidades do momento pandêmico em que vivemos, a proposta apresentada se configurou como uma proposta de intervenção viável, possível e, principalmente, propícia à construção do letramento científico dos estudantes do IFS, Campus Lagarto. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Formação Integral e Humana | pt_BR |
dc.subject | Science | en |
dc.subject | Technology | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Professional and Technological Education | en |
dc.subject | Integral and Human Formation | pt_BR |
dc.title | Letramento científico: uma proposta de aprendizagem significativa a partir da leitura do gênero literário ficção científica. | pt_BR |
dc.type | Dissertation | en |
dc.audience.educationLevel | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Carregosa, Márcia Cecília de Oliveira | - |
dc.description.abstract2 | Scientific literacy is the critical and reflective capacity to understand social reality in the face of the uses and functions of science. The scientifically literate subject is conscious that science and technology are especially human processes, and that, therefore, they are strongly influenced by economic and cultural concepts that impact life in society, whether in the face of progress or the damage caused. On the other hand, the educational context finds, permeated by a series of problems, into reading comprehension difficulty of students who enter high school, a challenge that somehow prevents the construction of this knowledge. Thus, considering the purpose of the institutions responsible for offering courses for professional and technological formation, to train students in an omnilateral perspective and the current need to develop the theme of scientific and technological knowledge in integrated high school, it was aimed to investigate the contributions of the literary genre science fiction in the construction of scientific literacy and consequent significant learning of students who enter integrated secondary education, at the Federal Institute of Sergipe, Lagarto’s Campus. For that, through a qualitative and quantitative approach to data and of an applied nature, an action-research was adopted as a methodological way and the dialectical approach method as an epistemological presupposition. The questionnaire as an instrument for collecting data from students was used, via electronic form in the Google Forms application, aiming to identify their training needs around reading comprehension and scientific literacy. To broaden the view on the studied reality, conducted semi-structured interviews with teachers were done, using the virtual platform Google Meet for this purpose. The data obtained, based on the categorical analysis of the content analysis method, by Bardin (1977), guided the planning, elaboration and application of the Virtual Science Fiction Reading Club Educational Product, a pedagogical alternative based on the formative assumptions of Professional Education and Technological (PET), for the production of knowledge attached to integral and human formation. The results obtained through content analysis and quantitative data resulting from the educational product evaluative questionnaire, showed that even in the face of the adversities of the pandemic moment in which we live, the presented proposal was configured as a viable, possible teaching and mainly that propitiates construction of the scientific literacy of students from FIS, Lagarto’s Campus. | en |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Márcia Cecília Oliveira Carregosa.PDF | 6,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.