Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1910
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Silene da. | - |
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T12:50:15Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12T12:50:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
dc.identifier.citation | SANDES, Amanda dos Santos Dória. Projetos integradores no IFS: reflexões sobre o contexto da prática no Curso Técnico Integrado em Redes de Computadores do campus Lagarto. 2021. 208 f. Orientador: Maria Silene da Silva. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1910 | - |
dc.description.abstract | A publicação do Decreto 5.154/04 tornou possível a oferta de cursos técnicos na modalidade Ensino Médio Integrado à educação profissional. Desse modo, a proposta do Ensino Médio Integrado surge como uma alternativa de superar a dicotomia de formações existentes entre ensino propedêutico e educação profissional. Entretanto, um dos grandes desafios dessa propositura é, de fato, implementar o seu caráter integrado. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a contribuição da disciplina Projeto Integrador na efetivação do currículo integrado e na formação integral dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem do Curso Técnico Integrado em Redes de Computadores do IFS - Campus Lagarto. A partir dos trabalhos de Saviani (2007), Frigotto (2009), Moura (2010), Ramos (2012), Ciavatta (2012), Bezerra (2013), Moura, Lima Filho e Silva (2015), foram levantados alguns aspectos sobre a histórica relação entre educação e trabalho, até chegar à concepção de que o Ensino Médio Integrado ao ensino técnico surge como uma “travessia” em direção a uma formação humana integral, politécnica. Para tanto, o paradigma epistemológico que subsidiou o estudo foi o materialismo histórico-dialético, utilizando-se do método qualitativo. Ademais, esta investigação se trata de uma pesquisa-ação, porque foi planejada e executada em associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Por isso, culminou na realização da proposta de intervenção, materializada nas Oficinas de formação continuada sobre Ensino Médio Integrado e Projetos Integradores. Logo, a aplicação do questionário a 09 discentes do Curso Técnico Integrado em Redes de Computadores do Campus Lagarto do IFS, assim como a realização de entrevistas semiestruturadas com 07 docentes do referido curso foram essenciais para o planejamento dessa ação, bem como para alcançar o propósito desse estudo. Destarte, a pesquisa revelou que a disciplina Projeto Integrador contribui para a integração entre as disciplinas propedêuticas e as da formação profissional. Contudo, esse componente curricular não alcançou uma efetiva integração. Apesar disso, vários avanços têm ocorrido no curso, desde a implementação dessa disciplina, com tentativas de um trabalho cada vez mais integrado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Formação integral | pt_BR |
dc.subject | Projetos integradores | pt_BR |
dc.subject | Integrated High School | en |
dc.subject | Integral formation | en |
dc.subject | Integrating projects | en |
dc.title | Projetos integradores no IFS: reflexões sobre o contexto da prática no Curso Técnico Integrado em Redes de Computadores do campus Lagarto | pt_BR |
dc.type | Dissertation | en |
dc.audience.educationLevel | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Sandes, Amanda dos Santos Dória. | - |
dc.description.abstract2 | The publication of Decree 5.154/04 made it possible to offer technical courses in the modality integrated with professional education. In this way, the Integrated High School Education proposal appears as an alternative to overcome the dichotomy of existing formations between introductory teaching and professional education. However, one of the great challenges of this proposition is, in fact, to implement its integrated character. Thus, this research had as general objective to analyze the contribution of the Integrator Project discipline in the realization of the integrated curriculum and in the subjects’ integral formation involved in the teaching-learning process of the Integrated Technical Course in Computer Networks at IFS - Campus Lagarto. From the work of Saviani (2007), Frigotto (2009), Moura (2010), Ramos (2012), Ciavatta (2012), Bezerra (2013), Moura, Lima Filho and Silva (2015), some aspects about the historical relationship between education and work, until reaching the conception that Secondary Education integrated with technical education emerges as a “crossover” towards an integral, polytechnic human formation. Therefore, the epistemological paradigm that supported the study was the historical-dialectical materialism, using the qualitative method. Furthermore, this investigation is an action research, because it was planned and carried out in association with an action or with the resolution of a collective problem. Therefore, it culminated in the realization of the intervention proposal, materialized in the continuing education workshops about Integrated High School and Integrating Projects. Therefore, the questionnaire application to 09 students of the Integrated Technical Course in Computer Networks at IFS Campus Lagarto, as well as the carrying out of semi-structured interviews with 07 professors from that course were essential for this action planning, as well as for achieving the purpose of this study. Thus, the research revealed that the Integrator Project discipline contributes to the integration between the propaedeutic disciplines and those from professional education. However, this curricular component did not achieve effective integration. Despite this, several advances have occurred in the course, since the implementation of this discipline, with attempts at an increasingly integrated work. | en |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Amanda dos Santos Dória Sandes.pdf | Dissertação | 12,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Projetos Integradores - Roteiro de Oficina Formativa.pdf | Produto Educacional | 2,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.