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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Maria Silene da.-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-12T12:51:58Z-
dc.date.available2024-03-12T12:51:58Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.identifier.citationSANDES, Amanda dos Santos Dória. Roteiro de oficina formativa para a organização das diretrizes de projetos integradores em cursos técnicos do Ensino Médio Integrado (EMI). 2021. 67 f. Orientador: Maria Silene da Silva. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn978-65-00-30460-2-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1911-
dc.description.abstractO Roteiro de Oficina Formativa que ora se apresenta é um produto educacional do tipo proposta de ensino (BRASIL, 2019), desenvolvido durante a pesquisa de mestrado intitulada “Projetos integradores no IFS: reflexões sobre o contexto da prática no curso técnico integrado em Redes de Computadores do Campus Lagarto”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Campus Aracaju, pela mestranda Amanda dos Santos Dória Sandes sob orientação da Profa. Dra. Maria Silene da Silva. Uma característica dos Programas de Mestrado Profissional diz respeito à obrigatoriedade do desenvolvimento de produtos educacionais, os quais são caracterizados por Freire, Guerrini e Dutra (2016, p. 112) como “ferramentas pedagógicas, elaboradas pelos próprios profissionais em formação que comportam conhecimentos organizados objetivando viabilizar a prática pedagógica” e que podem “ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais” (BRASIL, 2019, p. 10). Desse modo, esta proposta tem o objetivo de contribuir com o trabalho das equipes pedagógicas, dos coordenadores de cursos e dos professores em relação às proposições curriculares integradoras nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio da Educação Profissional e Tecnológica, através de diretrizes para elaboração e desenvolvimento de projetos integradores. Estes são compreendidos como uma metodologia de prática educativa integradora que visa inter-relacionar os saberes desenvolvidos pelas disciplinas, contribuir para a autonomia intelectual dos alunos, além de formar atitudes de solidariedade, de cidadania e de responsabilidade social (MOURA, 2007). Essas diretrizes se tornam indispensáveis por ainda haver desconhecimento, falta de experiência ou até mesmo limitações no desenvolvimento de projetos integradores. Essas dificuldades se referem aos caminhos teóricos e metodológicos que devem ser seguidos para efetivar o currículo integrado, através da materialização de práticas educativas integradoras, como constatamos na análise dos dados da pesquisa que embasou este produto educacional. Mesmo considerando outras referências, para a construção das oficinas, orientaram-nos alguns autores no estabelecimento de relações entre suas concepções e a proposta defendida neste trabalho sobre a metodologia de oficinas – CANDAU (1999) e PAVIANI & FONTANA (2009) – como também acerca do EMI e dos projetos integradores como uma metodologia de prática educativa integradora que contribui para efetivar o currículo integrado – BRASIL (2007), MOURA (2007), MOURA (2010), RAMOS (2012) e ARAÚJO (2014). Além das bases teóricas utilizadas para subsidiar a realização das oficinas, cabe destacar o papel decisivo da metodologia da pesquisa-ação que possibilitou os registros no diário de campo, a fim de apontar os aspectos dos comentários e as sugestões apontadas pelos participantes das oficinas, pois as anotações eram realizadas no decorrer dos encontros, com a intenção de aperfeiçoar o produto educacional. A esse processo aliam-se 5 também os resultados das entrevistas com os professores e dos questionários aplicados aos alunos com as impressões desses sujeitos sobre o projeto integrador do curso técnico em Redes de Computadores. Na primeira seção deste roteiro serão abordados as bases conceituais e os princípios do Ensino Médio Integrado, com a intenção de deixar o leitor familiarizado com essa concepção. Em seguida, trataremos da metodologia dos projetos integradores como ferramenta para integração curricular. Na terceira seção serão apontados aspectos fundamentais para a organização das oficinas, ao passo que, na quarta seção, detalharemos cada passo do momento prático das oficinas, constituindo-se no produto educacional a ser disponibilizado para acesso público. Espera-se que esse material possa contribuir de forma significativa como ferramenta pedagógica no auxílio ao planejamento de ações da gestão, da equipe pedagógica e na prática educativa de docentes em instituições de ensino que oferecem o Ensino Médio Integrado como uma “travessia” em direção a uma formação humana integral. Que este material seja um estímulo para o planejamento de práticas integradoras que busquem essa formação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectFormação Integralpt_BR
dc.subjectEducação – Projetos integradorespt_BR
dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
dc.titleRoteiro de oficina formativa para a organização das diretrizes de projetos integradores em cursos técnicos do Ensino Médio Integrado (EMIpt_BR
dc.typeOtheren
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorSandes, Amanda dos Santos Dória.-
Aparece nas coleções:Produtos educacionais - Mestrado Profissional em Educação Profissional

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Projetos Integradores - Roteiro de Oficina Formativa.pdfProduto Educacional2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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