Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNery, Marco Arlindo Amorim de Melo-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-12T12:54:13Z-
dc.date.available2024-03-12T12:54:13Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationCRUZ, Carolina Nabuco Queiroz da. Desistências, resistências e permanência : olhares discentes de suas trajetórias no IFS - Campus São Cirstóvão. 2021. 116 f. Orientador: Marco Arlindo Amorim Melo Nery. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1912-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata da permanência escolar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus São Cristóvão, considerando a perspectiva dos estudantes concluintes em 2019. Insere-se no Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFS) e está vinculada à linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa visa analisar os fatores que contribuem para a permanência dos estudantes dos cursos integrados de nível médio. A perspectiva adotada foi o estudo de caso, a abordagem é essencialmente qualitativa e o aporte teórico se baseou em estudos que abordam a temática da permanência e da evasão no âmbito escolar. No que se refere à permanência, destacam-se Tinto (2006; 2012), Oliveira (2016), Souza e Manhães (2018), Souza, Arêas e Lima (2018) e Basso (2014). Quanto à evasão, apresentam-se Figueiredo e Salles (2017), Dore, Castro e Sales (2014), Luscher e Dore (2011). Os instrumentos metodológicos utilizados foram a análise documental e a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, que subsidiaram a confecção do documentário – produto educacional do mestrado profissional – e a análise dos dados dessa dissertação. O estudo demonstrou que os principais fatores que contribuem para a permanência escolar estão relacionados ao desejo de concluir o ensino médio, à identificação com o curso e com o campo de atuação profissional escolhido, ao incentivo da família, à amizade com os colegas do campus e à qualidade das relações interpessoais estabelecidas com servidores e professores, sobretudo estes últimos, que foram apontados como um dos motivos para que os estudantes não desistissem. Acreditamos que os resultados desta pesquisa podem subsidiar ações e programas de promoção da permanência e, desta forma, contribuir para a redução dos índices de evasão escolar no Campus São Cristóvão, lócus desta pesquisa, e em outras instituições que atravessam realidades semelhantes. Também acreditamos que o documentário produzido pode e deve ser utilizado como uma ferramenta concreta para a abordagem da temática da permanência na escola, além de se mostrar, conforme resultado da aplicação do produto, como um instrumento capaz de motivar e inspirar os estudantes para a superação das dificuldades do caminho até a conclusão do curso. Ao expor as narrativas dos estudantes, que, apesar das adversidades, conseguiram concluir o curso técnico, mostramos que os fatores de permanência vão além do conteúdo ministrado nas salas de aula e da estrutura física das instituições.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectPermanenceen
dc.subjectProfessional and Technological Educationen
dc.titleDesistências, resistências e permanência: Olhares discentes de suas trajetórias no IFS Campus São Cristóvão.pt_BR
dc.typeDissertationen
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorCruz, Carolina Nabuco Queiroz de-
dc.description.abstract2This research deals with the permanence of school in the technical courses integrated to the high school offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe - Campus São Cristóvão, considering the perspective of the graduating students in 2019. It is inserted in the Postgraduate Program in Master Professional in Professional and Technological Education (PROFEPT / IFS) and is linked to the research line of Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (EPT). The research aims to analyze the factors that contribute to the permanence of the students of the integrated courses of medium level. The perspective adopted was the case study, the approach is essentially qualitative and the theoretical contribution was based on studies that address the theme of permanence and dropout in the school environment. With regard to permanence, Tinto (2006; 2012), Oliveira (2016), Souza and Manhães (2018), Souza, Arêas and Lima (2018) and Basso (2014) stand out. As for evasion, Figueiredo and Salles (2017), Dore, Castro and Sales (2014), Luscher and Dore (2011) are presented. The methodological instruments used were document analysis and the application of questionnaires and semi-structured interviews, which supported the making of the documentary - educational product of the professional master's degree - and the analysis of the data of this dissertation. The study showed that the main factors that contribute to school permanence are related to the desire to finish high school, to identify with the course and the chosen field of professional activity, to encourage the family, to be friends with colleagues on campus and the quality of interpersonal relationships established with civil servants and teachers, especially the latter, who were cited as one of the reasons for students not to give up. We believe that the results of this research can support actions and programs to promote permanence and, in this way, contribute to the reduction of school dropout rates at Campus São Cristóvão, the locus of this research, and in other institutions that face similar realities. We also believe that the documentary produced can and should be used as a concrete tool for addressing the theme of staying in school, in addition to showing, as a result of the application of the product, as an instrument capable of motivating and inspiring students to overcome difficulties on the way to the conclusion of the course. By exposing the narratives of the students, who, despite the adversities, managed to complete the technical course, we show that the permanence factors go beyond the content taught in the classrooms and the physical structure of the institutions.en
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Carolina Nabuco Queiroz da Cruz.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.