Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1917
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reis, Igor Adriano de Oliveira | - |
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T19:02:38Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12T19:02:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Danieli Moreira de. Guia Didático para educação postural no ensino médio integrado. 2021. 23 f. Orientador: Igor Adriano de Oliveira Reis. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1917 | - |
dc.description.abstract | O “Guia didático para a Educação Postural - proposta para o Ensino Médio Integrado” é um produto educacional vinculado à dissertação “Trabalho, Educação e Saúde: sequência didática para a educação postural no Ensino Médio Integrado”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Sergipe (IFS). A autora, fisioterapeuta do IFS, envolvida diretamente com as áreas da saúde escolar, saúde do trabalhador e ergonomia da instituição, propõe uma sequência didática (SD) para o ensino dos cuidados com a postura, com o objetivo de promover a saúde do adolescente, especificamente quanto à prevenção das doenças relacionadas aos maus hábitos posturais, sedentarismo e processos de trabalho estudantil. Espera-se, também, fortalecer a interface saúde e educação na comunidade escolar e incentivar a abordagem das temáticas “Saúde do Trabalhador” e “Saúde Postural” na educação profissional, desde o ensino médio integrado, prevendo sua aplicação através de práticas pedagógicas integradoras. O conteúdo proposto envolve as temáticas: 1) relação trabalho e saúde; 2) qualidade de vida do estudante; 3) surgimento e agravo de doenças osteomusculares no adolescente; 4) postura e ergonomia; 5) exercícios compensatórios. Pode ser aplicada em sala de aula presencial ou virtual, como parte do conteú do programático ou como projeto extraclasse, envolvendo conteúdo de uma ou mais disciplinas em uma atividade de integração, como por exemplo entre a saúde escolar, educação física, biologia e sociologia. Convidamos você, professor (a), a dividir estes objetivos conosco. Boa prática! | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora IFS | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica Integradora | pt_BR |
dc.subject | Saúde Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Postural | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.title | Guia didático para educação postural no ensino médio integrado | pt_BR |
dc.type | Other | en |
dc.audience.educationLevel | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Danieli Moreira ce | - |
Aparece nas coleções: | Produtos educacionais - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GUIA DIDÁTICO.pdf | Produto Educacional | 2,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertação Danieli Moreira de Oliveira.pdf | Dissertação | 19,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.