Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1920
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-08T18:42:11Z | - |
dc.date.available | 2024-04-08T18:42:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, L.A.F. ; SANTOS, J.O. ; SANTOS, L.C.P. . A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) VERDE ENQUANTO ATIVIDADE PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA: considerações sobre o Guia Didático para o Ensino de TI Verde. In: SILVA, Maria Silene da Silva; SANTOS, Juliane dos; JESUS, Lucas Antônio Feitosa de. Coletânea de Dissertações ProfEPT/IFS. Aracaju: Editora IFS, 2023. E-book. (216 p.). v. 1, p. 71-90. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-9591-176-5 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1920 | - |
dc.description.abstract | A Tecnologia da Informação (TI) Verde corresponde à inserção da TI no universo da sustentabilidade ambiental mediante a adoção de um conjunto de práticas ecologicamente saudáveis que englobam toda uma cadeia produtiva: a fabricação, o consumo, o uso e o descarte ambientalmente responsáveis dos recursos computacionais. Não se limitando a ações pontuais e visando uma cultura sustentável em sentido amplo, a TI Verde pressupõe o aporte de processos educativos que desenvolvam um cidadão ecologicamente consciente, integralmente formado e socioambientalmente comprometido. Assim, a presente pesquisa pretendeu analisar a viabilidade de a Tecnologia da Informação Verde ser trabalhada como prática pedagógica integradora, transversal e fomentadora de uma formação integral, crítica e humanista aos alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus Socorro. Para tal, foi empreendida uma ampla e multimetódica análise da realidade no curso técnico subsequente em Manutenção e Suporte em Informática deste Campus que possibilitou a elaboração de uma proposta histórico-crítica de intervenção educacional para o ensino de TI Verde: o “Guia Didático para o Ensino de TI Verde”. Este produto educacional, aplicado por intermédio de um minicurso, foi concebido com base nos princípios da Pedagogia Histórico-Crítica. A análise de sua aplicação – obtida por meio da técnica de observação participante e do uso de diário de campo – apontou que a implementação da TI Verde como estratégia de estímulo à formação integral dos alunos do IFS Campus Socorro – e à totalidade de ações formativas do Instituto Federal de Sergipe – é uma alternativa viável e passível de ser colocada em prática. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora IFS | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Formação Humana Integral | pt_BR |
dc.subject | Manutenção e Suporte em Informática | pt_BR |
dc.title | A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) VERDE ENQUANTO ATIVIDADE PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA: considerações sobre o Guia Didático para o Ensino de TI Verde | pt_BR |
dc.type | Book chapter | en |
dc.audience.educationLevel | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | JESUS, Lucas Antonio Feitosa de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, José Osman dos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Luiz Carlos Pereira | - |
Aparece nas coleções: | Livro, capítulo de livro - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Coletânea de dissertações do ProfEPT capítulo TI Verde.pdf | 365,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.